FAIAL VAI TER MAIS 36 FOGOS A CUSTO CONTROLADO

ilha do Faial vai passar a dispor, dentro de dois anos, de mais 36 novos fogos a custos controlados, cujos preços, em média, oscilarão entre os 52 mil e os 80 mil euros.

As novas habitações, que constituirão a Urbanização Capitão Moreira de Carvalho, na freguesia da Matriz da cidade da Horta, serão implantadas em três lotes, avaliados em 280.500 euros, hoje formalmente cedidos pelo Governo Regional à Construtora do Tâmega, SA.

Segundo o secretário regional da Habitação e Equipamentos, que presidiu à cerimónia de assinatura da escritura de cedência dos três lotes, que totalizam 1.996 metros quadrados, a construção destes 36 novos fogos, de tipologias T1 (1), T2 (20) e T3 (15), representa mais um “esforço significativo no Faial, a par da Reconstrução, que foi o maior investimento público alguma vez realizado nos Açores”.

José Contente acrescentou, todavia, que o Governo Regional vai colocar a concurso público, já no próximo mês, a construção, em regime de custos controlados, de mais 54 fogos na Rua Ilha de São Luís, na freguesia das Angústias, também na Horta.

Revelou, também, que a prioridade do Governo, nesta legislatura, em matéria habitacional, passa pela construção de várias centenas de fogos em regime a custos controlados. “Só neste regime, estão presentemente em construção, em diferentes ilhas, mais de 175 novos fogos, num investimento superior a 14 milhões de euros”, adiantou o secretário regional da Habitação e Equipamentos.

Disse, ainda, que esta “grande reforma habitacional” tem o duplo objectivo de dar resposta às necessidades de outras tantas famílias que ainda carecem de uma habitação condigna e de reduzir a vulnerabilidade do parque edificado nos Açores, o que constitui imperativo numa região sísmica.

José Contente considerou, também, que a adesão das empresas a estes programas de construção em regime de custos controlados e indicadores como aqueles que dizem respeito ao consumo de cimento e à concessão de licenças de obras revelam o dinamismo do sector nas ilhas.

GaCS/FG
Anexo: Fotografias GaCS/Nuno Prazeres