Montreal, Toronto

Festival Cultural Português:
um grande sucesso apesar do mau tempo

Natércia Rodrigues
Adiáspora.com

No último fim-de-semana de Agosto e pelo quarto ano consecutivo realizou-se, no Parque de Portugal, em Montreal, o Festival Cultural Português. Deveriam ter sido quatro dias de festividades mas, este ano, foram apenas três devido às chuvadas fortes e ao vento que se fizeram sentir nesta cidade no dia de domingo.

Quinta-feira, dia 24, projectou-se o filme “Amália Rodrigues, o musical”. O filme foi apresentado ao ar livre tendo as pessoas trazido suas cadeiras para confortavelmente se puderem deleitar com a qualidade do filme.

Sexta-feira, o espectáculo começou com a tuna de Ciências da Universidade de Braga, “Azeituna”, que se encontrava em Montreal sob o patrocínio do Carrefour des Jeunes Lusophones du Québec.

As festividades prosseguiram com um animadíssimo espectáculo de fado. E como tal fez-se silêncio no Parque de Portugal onde vários intérpretes testemunharam que o fado é sempre bem acolhido. Os nossos fadistas foram Fátima Miguel, Nivéria Tomé, José Gil, João Pereira, Jordalina Benfeito e Tetania Silva, esta última uma jovem fadista que se encontrava de férias em Montreal. Libério Lopes e António Moniz foram os guitarristas que gentilmente tocaram para estes artistas. Outros guitarristas, participantes em anos anteriores, fizerem sentir a sua falta. Mas só participariam se fossem remunerados...

Sábado, dia de sol, iniciou-se o espectáculo com uma jovem dançarina de ventre, a Karine Rebelo. Seguiu-se com outro jovem, o Alex Câmara, que em breve irá lançar o seu primeiro CD. Duarte Fróias, José Gil, Jimmy Faria, Jomani & Patrick, assim como Maria dos Anjos, foram os artistas de calibre seleccionados para actuarem neste galvanizante festival. O som, durante todos estes dias, esteve a cargo do DJ Xmen, com José Carlos Fróias e Duarte Fróias. Foi um espectáculo que bateu todos os recordes.
Várias centenas de pessoas puderam apreciar estes três dias de festival. O rancho folclórico Praias de Portugal, também marcou presença com a música e danças tradicionais e típicas das províncias que representam. É bom salientar que este rancho folclórico está sempre disponível e pronto a participar, ao contrário de outros que nem ao menos se dignam responder aos convites.

 

Clicar p/ ver

........................

........................

........................

........................

Assim, ano após ano, o Festival Cultural vai ganhando simetrias fortes tanto a nível de entretenimento como a nível de participação. A organização do Festival Cultural Português conseguiu, mais uma vez trazer alegria e surpresa e agradece a cooperação de todos os que se implicaram em nos ajudar.

Para a história, aqui se deixa escrito que a direcção do Festival Cultural Português é composta pelos seguintes elementos: Natércia Rodrigues, Presidente; Francisco Silvestre, Vice-Presidente; Fernando Santos, Tesoureiro; José Rodrigues, Secretario; Telmo Barbosa, Director e Coordenador do Desfile; Gilberto Alves, Relações Publicas; Mário Silvestre, Director; Luís Rodrigues, Director; José Carlos Fróias, Director artístico e DJ; Duarte Fróias, Director Musical e vocalista.
O Festival é uma celebração de cultura e arte, de danças e de melodias.

 

natercia50@videotron.ca


Fotos de José Rodrigues