Em Maple, Ontário – Canadá

Luso-Canadianos iniciam actividade sócio-cultural

Natividade e Carlos Ledo
Adiáspora.com

Conta-nos a história dos nossos primeiros imigrantes que rumaram em direcção a terras canadianas, que teve inicio no ano de 1953, ao chegarem a solo canadiano tinham como seu destino o norte do Canadá. de acordo com os seus contratos de trabalho, mais tarde, quando surgia uma oportunidade, iam-se mudando para outras cidades à procura de outros trabalhos.

Assim foram melhorando as suas vidas, sempre com a preocupação de encontrarem melhor sitio para gozar de mais sossego. Mas nestas localidades do Ontário, escolhidas por opção, sentiam que algo de muito importante lhes faltava; havia aquele vazio dentro de si que precisava de ser preenchido. Era algo que lhes faltava sobre os seus usos e costumes da tão rica cultura lusitana. Assim o fizeram, havendo ainda locais onde isso continua a acontecer.

Com o passar dos anos, os portugueses radicados neste país vão procurando outros locais, vilas ou cidades para fixarem residência; certamente que em qualquer cantinho deste país existe um português e com eles fazem parte das suas vidas as nossas mais belas tradições, nomeadamente as festas religiosas como tambem muitas outras actividades.

No passado fim de semana, fomos até a cidade de Maple, onde residem alguns portugueses que até ao momento não haviam dado origem a qualquer actividade do seu país de origem, nem mesmo uma missa na sua língua. Agora, graças a um grupo de gente de boa vontade, reuniram-se com o padre da igreja St. David a fim de pedirem a celebração de, pelo menos uma missa semanal em português. A aceitação de tal pedido deixou-os profundamente agradecidos e permitiu-lhes também o necessário passo em frente para em Maple se iniciarem as festas do Divino, naquela mesma igreja.

Na altura fizeram a primeira festa de angariação de fundos para que no próximo ano saia à rua o cortejo do Império de São João, cujos mordomos vão ser Maria dos Anjos e Carlos Falcão,os primeiros investidos neste cargo para estas festas. No salão da igreja encontrava-se cerca de 260 pessoas, marcando presença o simpático e conhecido da casal de locutores da nossa, Fátima Martins e Carlos Ferreira, sendo este último o convidado a apresentar o evento iniciado pela entoação do hino do Espirito Santo. Seguiu-se a bênção do almoço, pelo padre José Costa. A ementa constou de um delicioso cozido à portuguesa, com enchidos á moda Açoriana, feitos pela própria mordoma. A sobremesa foi de castanhas e massa sovada. Na verdade um excelente convívio de início de uma actividade que tanto as nossas gentes respeitam e são devotas.