No Sport Club Lusitânia de Toronto

UMA GRANDE NOITE DE HOMENAGEM
AO POPULAR JORNALISTA JOSÉ MÁRIO COELHO

Natividade Ledo (Texto)
Carlos Ledo (Fotos)

Adiáspora.com


A mesa de honra: (e - d) Bernardette Gouveia, Dr. Fernando Gonçalves,
Esmeralda Coelho,
José Mário Coelho, Artur de Freitas, Manuel Gomes e Vasco Oswaldo Santos

Quem é este amigo que mais uma vez acabou de ser homenageado? E de onde vem ele? Bom, este nosso amigo chama-se José Mário e veio da ilha da Madeira.

José Mário dos Santos Freitas Coelho, nasceu na aldeia do Monte, perto da cidade do Funchal, a 3 de Setembro de 1939. Ainda criança, veio com os seus pais para Lisboa onde cresceu nos bairros vizinhos de São Bento e Madragoa. Após haver completado a escola primária, frequentou o ensino secundário na, agora extinta, Escola Industrial Machado de Castro, tendo terminado os seus estudos na Escola Industrial Marquês de Pombal.


Vasco Oswaldo Santos, o Mestre-de-Cerimónias

Aos 17 anos alistou-se na Força Aérea Portuguesa, como voluntário, onde completou a especialidade de radarista, o que compreendeu uma especialização em Itália. Em 1960, ingressou na Aeronáutica Civil sendo colocado na torre de controlo do Aeroporto de Lisboa.


Artur de Freitas, presidente da Direcção do S.C. Lusitânia de Toronto no uso da palavra

Em 1970 o José Mário decidiu emigrar para o Canadá onde chegou a 24 de Março. Em Abril desse mesmo ano, iniciou uma inesperada carreira na rádio, no CHIN Radio, tendo como produtor José Rafael. Quando este último saiu, o presidente da estação, Johnny Lombardi, convidou o José Mário para continuar a trabalhar naquela estação. Aceitando o convite, produziu o programa “Vozes de Portugal” durante largos anos.


Algumas das individualidades presentes onde se reconhecem Rosa de Sousa
(ACAPO) e Idalina da Silva (representando Mário Silva, MPP - Davenport)

Em finais da década de setenta, o José Mário entendeu que era altura de mandar vir a sua mulher para o Canadá. Assim, Esmeralda Alberta Anciães de Freitas Coelho juntou-se-lhe em Toronto, acompanhada dos dois filhos do casal, Raul Mário e Maria José.


Dr. Fernando Gonçalves em representação do Consulado-Geral de Portugal em Toronto

Em 1975, José Mário associou-se a Frank Alvarez para apresentar o programa “Festival Português” no canal Global Television Network. Em Junho de 1986 aderiu ao grupo CIRV-FM. Ainda na década de oitenta, José Mário colaborou na revista “Imagens”, editada por Frank Alvarez e Daniel Fernandes. De Novembro de 1998 a 2004 assumiu a direcção do jornal “O Milénio”.

José Mário, é autor de centenas de poemas, escreveu canções para quase todas as vozes artísticas da comunidade portuguesa, assim como para Portugal e Brasil, durante os seus 30 anos de presença no Canada.


O casal Coelho recebendo prendas de dois amigos e admiradores

Como membro activo da sua comunidade, o Zé Mário foi co-fundador da “Vila Gaspar Corte Real”, e tambem co-fundador da “Galeria dos Pioneiros Portugueses”, em 2003. Todas estas actividades foram reconhecidas ao ser-lhe atribuída a Medalha de Mérito, pelo Secretário de estado das Comunidades Portuguesas, Dr. José Cesário.


José Mário Coelho com o cantor Mário Marinho; José Ferreira, director de adiaspora.com;
Artur de Freitas e Manuel Gomes (S.C.L. de Toronto)

Mas, mesmo com o passar dos anos, José Mário, não parou, nem por um minuto. Ele não consegue estar parado, nem mesmo para descansar um pouco, depois de tantos anos de trabalho. Para além da sua vida profissional, a título voluntário, dedicou muitos dos seus tempos à comunidade portuguesa, onde tem sido reconhecido ao longo dos tempos. José Mário é um amigo, dos muitos amigos com obra feita e que continua a participar nas actividades comunitárias, exercendo funções de mestre de cerimónias em muitos eventos sociais e comunitários.


A edição em Inglês do livro de José Mário Coelho
(a edição em Português há muito que se esgotou...)

Criou ainda uma única e rica obra totalmente de sua autoria, que fala do princípio ao fim da nossa comunidade, com especial atenção aos Pioneiros. Trata-se de um trabalho de grande valor literário que é um livro de 331 paginas, profusamente ilustrado, intitulado “Pequenas Historias de Gente Grande” - Pioneiros Portugueses no Canada, em duas versões: portuguesa e inglesa, é uma obra que certamente ficará como um marco histórico nessa honrada comunidade, escrita por um grande homem que se orgulha ser português, e defalar a lingua de “Camões”.


Mesa da Casa das Beiras de Toronto

No passado fim de semana, dia 2 de Dezembro de 2006, José Mário, foi mais uma vez merecedor de ser reconhecido pelas nossas gentes, desta feita com uma homenagem prestada por um antigo clube da comunidade portuguesa de Toronto Canadá: o Sport Clube Lusitânia de Toronto que, em noite de grande gabarito, com uma festa muito bem organizada, reconheceu o trabalho desta grande figura comunitária, recebido com muita alegria e emoção, numa sala repleta de muitos e bons amigos.


José Mário Coelho - acumulador de prémios (merecidos!)

Toda aquela mestria, em ocasião de homenagem, ficou a cargo do jornalista profissional, Vasco Oswaldo Santos, chefe de redacção de Adiaspora.com que graciosamente acedeu a ser o apresentador da função. E fez um excelente trabalho, com o seu muito à vontade e bem reconhecida boa disposição, que foi bem coadjuvado pelo trabalho de som e luzes do Vitor Silva, proprietário da TNT Productions, outro grande e bom profissional, nessa técnica de tanta responsabilidade.


Medalha da Câmara Municipal de Toronto e diploma
entregues pelo vereador Adam Giambrone

Com a pontualidade que lhe é sobejamente reconhecida, batiam as 20h00 quando Vasco Oswaldo Santos “abriu” o microfone, dando as boas vindas a todos, mesmo tempo que se iniciava o serviço do jantar, com a primeira alocução da noite a cargo do clube anfitrião, nas palavras do seu presidente da direcção, Artur de Freitas. E foi no aproveitamento dos pequenos intervalos desse mesmo serviço que foram convidadas a subir ao estrado as figuras públicas presentes para que, nas suas alocuções, fossem saudando o homenageado José Mário Coelho.


Idalina da Silva portadora do diploma federal
enviado pelo deputado Mário Silva

Foi esta a lista dos oradores: Idalina Silva, representando o Deputado ao Parlamento Federal Mário Silva; Rosário Marquese, Deputado Provincial do Ontário; Adam Gianbrone, Conselheiro da Câmara Municipal de Toronto; Dr. Fernando Gonçalves, em representação da Cônsul de Portugal em Toronto, Dra. Maria Amélia Paiva; Rosa de Sousa, da Aliança dos Clubes e Associações Portuguesas do Ontario (ACAPO); Fátima Martins, Relações Públicas da Casa das Beiras de Toronto; Luís Sousa, Casa dos Açores do Ontário; Luís Arruda, presidente da assembleia-geral do Centro Cultural Português de Mississauga; Bernadete Gouveia, Co-fundadora do Museu dos Pioneiros Portugueses; Óscar Monteiro, Escola “A Caminho do Saber”, Luís Palaio, pintor; de novo Artur Freitas e Manuel Gomes, respectivamente presidente da direcção e Presidente da Assembleia Geral do Clube Lusitânia. Todos presentearam José Mário, com diplomas de apreciação ou lembranças das suas organizações. Mas o momento mais emocionante, foi a leitura de duas lindíssimas mensagens de Raul Mário e Maria José, filhos do casal, que Vasco Oswaldo Santos obteve directamente deles, tendo-as lido ele próprio, uma vez que o Raul vive em Portugal e a Maria José na Holanda. O casal Coelho não conseguiu conter as lágrimas que teimavam correr dos seus olhos.


Esmeralda e José Mário Coelho - uma história de amor!


Clicar p/ ver

..................

Ao terminarem todos estes discursos, José Mário, ao microfone dirigiu algumas palavras de apreço a todos que ali estavam, ainda emocionado pelo que acabava de ouvir e apreciar, sobretudo as mensagens dos seus filhos lidas por Oswaldo Santos. Por um momento, o popular radialista ficou sem saber mais o que dizer, ao ver-se rodeado de sua esposa Esmeralda e de uma sala cheia de amigos a apaludi-lo de pé. Só lhe restou agradecer “do fundo do coração” aquela grande e bonita festa em sua homenagem dizendo, ainda em voz bem alta, um “muito obrigado a todos vós, meus amigos aqui presentes, de maneira muito especial ao Clube Lusitânia de Toronto por me terem preparado essa noite maravilhosa que certamente nunca mais me irei esquecer!”


A "achega" dos colegas jornalistas,
Vasco Oswaldo Santos e Fernando Cruz Gomes

Passou-se seguidamente para o espaço reservado ao serão musical que Vasco Oswaldo Santos apresentou com a colaboração dos seguintes artistas: Nancy Costa, Marcelo Neves, Jessica Amaro, Michelle Tavares, Décio Gonçalves, Mário Marinho, Porfírio Ribeiro, Manuel Augusto, Luís Bonanza e Ana Patrícia. Este o conjunto de vozes que ali se deslocaram, paracongratularem e interpretarem, de viva voz, muitas das canções escritas pelo próprio José Mário.

Clicar p/ ver

............

............

Foi na verdade, uma rica festa de homenagem, bem preparada pela direcção do Clube Lusitânia, sem esquecer o Relações Públicas, José Ferreira, grande impulsionador do evento. Mas toda aquela casa está de parabéns por mais um passo em frente, elevando e reconhecendo os grandes e bons valores da nossa tão querida comunidade portuguesa. Foi um grande serão!


Clicar p/ ver

...............