Governo Regional vai criar programa “Idoso Activo”

O Governo dos Açores vai implementar um programa intitulado “Idoso Activo”, que terá como principal objectivo, como o próprio nome indica, contribuir para manter activos os cidadãos da faixa etária designada de terceira idade.

 

O anúncio desta medida foi feito hoje pela directora regional da Solidariedade e Segurança Social, Andreia Cardoso da Costa, no decorrer de um convívio com dezenas de idosos do concelho de Ponta Delgada, realizado no Pinhal da Paz, sob o lema “Ser idoso, ser valioso”.

Segundo precisou a directora regional, o “Idoso Activo” vai ser apresentado em Setembro, e será dinamizado pela equipa de apoio integrado aos idosos do Instituto de Acção Social (IAS), em parceria com as instituições particulares de solidariedade social (IPSS).

Este programa permitirá desenvolver actividades e acções no âmbito da Cultura, da Informática, do Desporto e do Turismo Solidário, visando, essencialmente, promover um envelhecimento activo dos cidadãos, quando estes abandonam a sua actividade profissional e laboral.

O encontro de hoje na Reserva Florestal de Recreio do Pinhal da Paz, na Fajã de Cima, foi organizado pelo IAS, com a colaboração da Casa do Povo de Capelas, e contou com a participação de idosos utentes de várias IPSS do concelho de Ponta Delgada, que ao longo do dia assistiram e participaram em diversas actividades recreativas, culturais e desportivas.

GaCS/JSF
Anexo: Fotografias GaCS/João Freitas