O "CASO" DOS TRABALHADORES INDOCUMENTADOS
GANHA NOVA DIMENSÃO

Por: Adiaspora.com


Manifestação no dia 21, frente ao Queen´s Park

A Local 183, da Universal Workers Union, juntamente com várias representações comunitárias, leva a efeito, a 21 de Abril, uma manifestação frente ao Quen´s Park. Na Terça-feira, 11 de Abril, na sede daquela agência sindical, a informação foi veiculada por António Dionísio, líder sindical, que sublinhou, exaustivamente, que a recente onda de deportações dos chamados “trabalhadores indocumentados”, prejudica, e grandemente, a actividade geral da indústria da Construção Civil.

..

Para além dos dirigentes máximos daquela agência sindical, vários outros dirigentes sindicais, representantes de comunidades como as portuguesas, turcas, sul-americanas e polacas, para além de representantes de associações patronais, como é o caso da RESCON, una associação que representa os construtores de residências no Ontario.

..


António Dionísio e os elementos que estiveram na sede da Local 183, pediram, especialmente, uma moratória na deportação dos emigrantes ilegais, ao mesmo tempo que apelaram ao Governo para agir, até, em conformidade com as necessidades da indústria da construção civil.
Tony Dionísio insistiu, uma e muitas vezes, que o “rally” de sexta-feira, dia 21, seria “uma manifestação de amizade, com o objective de convencer os deputados de nível federal ou provincial para parar com as deportações e “reparar” o sistema da imigração”. Aquele dirigente anotou que uma manifestação do género ocorreu com um governo conservador anterior, quando a ministra da Imigração, Barbara McDougall, ajudou a tornar mais expeditar as aplicações para alguns emigrantes. Dionisio apelou à criação de um “comité da indústria para ajudar o governo federal a identificar as necessidades do Mercado de trabalho e, depois, agilizar as aplicações destes trabalhadores indocumentados que são necessários nos locais de construção da Grande Área de Toronto e em todo o Canadá”.

..

Richard Lyall, Presidente da RESCON, associação que representa os construtores de residencies no Ontario, acentuou que “a actual escassez de mão de obra treinada vai tornar-se ainda pior, especialmente com a maior procura de trabalhadores para o Oeste do Canadá, as reformas em massa e o crescimento acelerado do mercado residencial”.
Em apoio à posição da Local 183, estiveram representantes das maiores associações de contractores, como Joe DeCaria, Jack Prazeres, Luciano Fiorini, Harold Piccininni, Robert Celsi e Ernesto Arduini, Lyall acrescentou que não faz sentido deportar trabalhadores quando essa escassês de mão-de-obra existe. “O Canada terá, depois, de atrair trabalhadores estrangeiros para colmatar as faltas”, necessitando, até, “depois de voltar a chamar os que agora deporta”.

..

Milhares de apoiantes são esperados na sexta-feira, 21 de Abril, das 10 horas ao meio-dia, frente ao Queen´s Park. Entre os oradores, conta-se que estejam presentes a Mayor de Mississauga Hazel McCallion; o Mayor deVaughan, Michael Di Biase, bem como líderes comunitários originários de Portugal, Polónia, América Latina, Turquia e outras comunidades.

..