SEGUNDO CONCERTO DA PRIMAVERA
PELA BANDA DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

Por: Carlos e Natividade Ledo
Adiaspora.com


Os jovens da Banda do Sagrado Coração de Jesus

Para uns bons momentos de lazer numa boa paz de espírito, nada melhor que um sítio bem calminho, como, por exemplo, apreciando um bom concerto musical que nos faz esquecer, por alguns minutos, as coisas menos boas e, também, por vezes, com certa tristeza, enquanto, que por outro lado, sentimos a tal paz de espírito, e, serenos e de coração aberto, escutamos a nossa tão querida e boa música portuguesa, neste caso, apreciando a talentosa Banda de Música do Sagrado Coração de Jesus da Igreja de Santa Helena de Toronto, Ontário, Canadá. Foi isto que aconteceu neste seu segundo concerto de Primavera do ano em curso, com total silêncio onde se apreciou este belíssimo concerto.


Maestro Resendes

Desta feita, para que mais uma vez pudessem levar ao seu público e amantes da música, as suas mais belas melodias e, ao mesmo tempo os seus talentos musicais, levaram a efeito mais este magnífico espectáculo, que teve lugar no moderno e elegante teatro, “The Living Arts Centre”, na cidade de Mississauga, Ontário. O local para este evento foi muito bem escolhido o que prova que as nossas gentes têm bom gosto e são refinados nas suas preferências.


Tocaram e encantaram

Assim, no passado dia 2 de Abril de 2006, naquela grandiosa sala de espectáculos, a pontualidade não passou despercebida pois às 16:00 horas em ponto, o enorme pano vermelho abriu-se mostrando no palco a prestigiosa Banda para executar aquele excelente concerto sendo composta por 44 músicos. A apresentação deste evento, ficou ao cuidado da profissional locutora da rádio da nossa comunidade, Maria Fernanda, falando a nossa língua, o português, sendo de seguida em inglês, por João Teixeira. Esta banda filarmónica abriu o espectáculo executando os dois hinos nacionais, o Canadiano e o Português, preenchendo a primeira parte com os seguintes temas:

Fiesta Taurina. (Arranjos por José M. Resendes Jr.)
Novena, (James Sweringen)
Rapsódia Portuguesa, (por M. Figueiredo)
As Onze Partidas do Mundo, (por Amílcar Morais)
M. S. S. H. Marcha 2006, (por José M. Resendes Jr.).


O nome de Portugal esteve presente

Seguiu-se um pequeno intervalo com a duração de 15 minutos, após que de novo as cortinas abriram-se, para dar continuidade à segunda parte deste espectáculo, desta vez acompanhada pelo grupo coral “Ecos de Portugal”, composta por 41 membros, que maravilhosamente juntaram as suas bonitas e vozes aos harmoniosos sons dos instrumentos musicais, interpretando os seguintes temas:

Manjericão da Serra, (Tradicionalmente dos Açores)
Tanchão, (Tradicional dos Açores)
Ai Mouraria, (Frederico Valério -Amadeu do Vale)
Amália em Concerto,(Arr. José Manuel Resendes)
Açores, Ai Que Saudades, (Arr. José Manuel Resendes)
e ainda, uma rapsódia representando algumas músicas clássicas do rico reportório Açoriano com os temas:

Bela Aurora, (Santa Maria)
Chamarrita, (São Miguel)
O Sol, (Terceira)
Rema, (Graciosa)
Saudades, (São Jorge)
Eu Fui ao Pico, (Pico)
Reis, (Faial)
Chamarrita, (Flores)
Pezinho, (Corvo).


O Maestro Resendes agradece os aplausos

Assim, foi o concerto desta Banda Filarmónica, um autêntico “orgulho” da nossa comunidade portuguesa, fundada em 1974, e que saiu pela primeira vez à rua, na Primavera de 1975, por ocasião das festas do Divino Espirito Santo, na Igreja de Santa Cruz de Toronto. Após inúmeras actuações desta banda, ao longo dos anos, destaca-se as celebrações do Dia do Canada, no ano de 1983, no Parlamento Federal, em Ottawa, Ontario, a convite do Governo do Canadál, então liderado pelo saudoso Primeiro Ministro Pierre E. Trudeau.


A audiência em convívio

Foi realmente um espectáculo maravilhoso, neste concerto da Primavera, de 2006, por esta maravilhosa Banda na qual desejamos muitos sucessos no futuro e que continuem em força e em prol da nossa comunidade enriquecendo-a mais ainda.