GOVERNO ALARGA CONTRASTE LEITEIRO À ILHA DE SÃO JORGE

A Secretaria Regional da Agricultura e Florestas vai apoiar técnica e financeiramente a implementação, a partir de Março, do serviço de contraste leiteiro na ilha de São Jorge.

A decisão foi anunciada pelo secretário regional da Agricultura e Florestas no final de uma reunião, hoje em Ponta Delgada, com a direcção da Associação Agrícola de S. Jorge, em que foi analisada a actual situação do movimento cooperativo da ilha e a produção leiteira referente à campanha que termina a 31 de Março.

No que se refere à campanha leiteira, Noé Rodrigues voltou a alerta para a necessidade de contenção na produção de forma a se evitar a ultrapassagem dos direitos que estão atribuídos à Região e o consequente pagamento de imposições suplementares.

O serviço de contraste leiteiro, a implementar em S. Jorge em colaboração com as associações de produtores locais, consiste na determinação da quantidade de leite, gordura e proteína produzida por vaca em cada lactação.

Trata-se de um serviço de informação aos produtores que permite reduzir os custos de produção por vaca e oferece a oportunidade de uma selecção de animais, baseada em critérios científicos.

O contraste leiteiro constitui um instrumento indispensável em animais de raça leiteira para a sua inscrição livro genealógico respectivo, estando já em funcionamento nas ilhas de S. Miguel, Faial, Terceira e Graciosa.

A Direcção Regional do Desenvolvimento Agrário tem vindo a assegurar, anualmente, a realização de cursos de “contraste leiteiro” com vista a formar técnicos contrastadores.

Estes cursos, realizados nas ilhas S. Miguel e Terceira, têm por objectivo habilitar os participantes com conhecimentos teóricos e práticos na área do contraste leiteiro, nomeadamente na sua realização em explorações pecuárias da Região.

GaCS/AP

Anexo: fotografia GaCS/Marco Silva