REGRESSO DE MARTINHO SILVA
À ASSEMBLEIA MUNICIPAL DE TORONTO

Por: Vasco Oswaldo Santos
Adiaspora.com


Martinho Silva - Câmara Municipal de Toronto

Martinho Silva, que foi o primeiro luso-canadiano eleito para a vereação de Toronto, volta agora à Assembleia Municipal da cidade, após um interregno de vários anos, para ocupar o lugar deixado vago pela vereadora Olívia Chow, eleita para o parlamento federal em Otava nas eleições do passado dia 23 de Janeiro.

Martinho Silva viu confirmado o seu regresso numa sessão especial da edilidade de Toronto, realizada ontem à noite, recolhendo 20 dos 29 votos dos vereadores presentes, indo representar o bairro de Trinity-Spadina da maior cidade do Canadá, com uma forte densidade populacional portuguesa, italiana e chinesa.

Este mandato será de curta duração – daí ser desnecessária a convocatória de uma eleição intercalar –, apenas até Novembro deste ano quando em toda a província se realizam as autárquicas trienais.

Conquanto a legislação seja omissa nesse sentido, existe um acordo tácito em que os eleitos nestas condições devem renunciar a apresentar-se às urnas na eleição seguinte, o que Martinho Silva se comprometeu a respeitar mesmo antes de conhecidos os resultados da noite passada.

A comunidade lusa volta assim a ter representação na Assembleia Municipal de Toronto, tudo levando a crer que o luso-canadiano venha a debruçar-se sobre os assuntos inerentes ao comité administrativo do município torontino.

O seu antecessor, Mário Silva, que o derrotou na sequência de uma reestruturação dos bairros de Toronto, foi também reeleito para o parlamento federal nas últimas eleições.