Uma Obra de Vulto em Toronto

FESTA DE NATAL DOS DEFICIENTES
FINALMENTE EM CASA PRÓPRIA

Natividade Ledo (Texto)
Carlos Ledo (Fotos
)
Adiáspora.com

Todo o ser humano tem direito a celebrar o Natal, seja ele quem for. Acredito que todos os cristãos são convidados a participar nessa época de Espirito Natalício, que se aproxima dessa mesma humanidade. Natal não é só para quem goza prefeita saúde, nem para quem se defende com os seus próprios meios; mas sim, para todos aqueles que infelizmente necessitam de ajuda, de modo muito especial. Sem querer desvalorizar quem quer que seja, entendo que uma pessoa deficiente, um ser quase totalmente dependente das nossas ajudas, são gente como qualquer outro ser humano, possuidores de grandes capacidades e inteligência. Os deficientes merecem todo o nosso respeito, assim como qualquer ajuda que possamos dar, mesmo que seja do pouco que cada um de nós pode dar, esse mesmo pouco, juntando ao pouco de todos, certamente que ajuda a mitigar as necessidades de quem mais precisa. Unidos, dando as nossas mãos para ajudar a quem depende dessas mesmas preciosidades chamadas “ Forças” devemos dizer: Presentes!

Portanto, devemos apreciar e valorizar as ideias de muita boa gente que temos na comunidade portuguesa radicadas em terras Canadianas, nomeadamente na cidade de Toronto, Ontario, gentes que se preocupam com o bem estar dessas pessoas, que vivem em função de ajudas, em diversos graus, claro, no que toca aos deficientes, é caso para pensarmos nesta triste realidade: o futuro a Deus pertence, o nosso não sabemos qual será. Cada dia que passa é um novo dia, levantamos das nossas camas com os nossos próprios pés, amanhã é outro dia, o que será que nos está reservado? Hoje fomos premiados com toda esta alegria, será que na próxima manhã vamos ser apanhados de surpresa?

O sonho que se perdesuia há muitos anos foi realizado. Por isso é de louvar pessoas, como Jack Prazeres, Tony Dionísio e John Gonçalves, que se dedicaram em grande, cheios de força e coragem para construírem o tal projecto de muita importância em prol das necessidades dos seus e nossos amigos “Deficientes”, que tem a sua própria entidade, a “Associação dos Deficientes Portugueses do Ontario”. Estes três homens de coração, com a ajuda de muitos voluntários, conseguiram pôr de pé o tal desejo, o novo edifício para esses mesmos Deficientes, com o propósito de preencher uma lacuna destinada a satisfazer as necessidades dessas gentes.

Obra sonhada, obra terminada, embora ainda com alguns acabamentos a fazer, mas poucos. O importante é que a obra está completamente pronta para ser usada por estes bons e alegres amigos, sempre bem dispostos, com a alegria e a oportunidade de fazerem a sua festa anual de Natal, na sua própria casa.

Esta festa não é a primeira. todos os anos é feita noutros salões. Mas nesta casa sim, é a primeira de muitas mais que por ali irão ser feitas, com todas as comodidades para eventos e não só. Assim como passarem os seus dia-a-dia, a conviverem uns com os outros, este evento Natalício, teve lugar no passado dia 9 de Dezembro de 2006, na nova casa, com o número 2299, na St. Clair Ave. West, em Toronto.

Presentes estiveram, os impulsionadores do projecto, Jack Prazeres, António Dionísio e Johnny Gonçalves, e ainda uma individualidade que sempre falava deste projecto com um incentivo de apóio, José Mário Coelho, assim como o grupo de voluntários que trabalharam para a angariação de fundos, levado a efeito no dia 19 de Novembro de 2006, liderada pelo simpático casal Chico e São Silva e ainda uma sala totalmente esgotada, de muita gente para compartilhar com estes amigos essa tão bela Quadra Festiva do Natal.

Nellie Pedro, apresentadora do programa “ Gente da Nossa”, foi a apresentadora da noite que subiu ao palco dando as boas vindas a todos em nome dos deficientes e em seu próprio nome, e relembrar o saudoso e bom amigo, antigo presidente desta Associação, sr. António Fraga, que não há muito tempo deixou de fazer parte desta vida mas cá deixou muito das suas memórias, que hoje são recordadas com saudades, levando uma vida de quarenta anos na sua cadeira de rodas.

Ao findar o jantar, foi levada a efeito uma pequena peça de Teatro, pela própria Associação, com o título “A Escola do Pica-pau”, onde a actual presidente, Isaura Carneiro, fez de professora de escola. As outras personagens foram:

Isaura Carneiro - Prof. Gertrudes Feijó
Andrew Fonseca - Serafim Sampaio
Ilido Paulo - Tonecas Papagaio
Ângelo César - Marita Godinho
Michelle Brandão - Chiquita Trombeta
Melissa Laranjeira - Henriqueta Mendonça
Garay Cardadeiro - Simãozinho Padeiro
Nancy Aideiara - Fifi Piriquita
Sílvia Marques - Carlinhos Leiteiro
O Cãozinho chama-se - Farrusca.

Foram estas as criativas personagens que desempenharam esta engraçada peça de teatro, os presenteados com uma trovoada de fortes aplausos para estes talentosos animadores.

Seguiu-se a entrega de um donativo em cheque no valor de 3 mil dólares, a favor desta mesma casa, oferta generosa da Irmandade do Imigrante, a leitura de uma mensagem apresentada por Idalina da Silva, em representação do deputado federal Mário Silva e ainda o resultado final da angariação de fundos já mencionada, que foi entregue pelo grupo organizador, no total de 11.115.00 dólares. Para tal subiram ao palco João Abreu, Presidente Casa da Madeira - onde a referiada festa de angariação se efectuou – e os outros organizadores para, em conjunto, poderem entregar aquele total a Jack Prazeres, um dos fundadores da obra.

Os artistas do serão musical foram os seguintes: Marcelo Neves e suas três Bailarinas; Daniel Carvalho com uma nova canção dedicada ao “ Deficiente”, escrita pelo próprio; Maria Gomes, voz do fado; e ainda Mano Belmonte, artista popular da comunidade.

Todos estes artistas, ofereceram os seus trabalhos áquela boa gente sem lhes cobrarem nada, da mesma maneira foram todos os cozinhados e doçarias que para lá chegaram com muita abundância em tudo, foram gratuitamente, oferecidas por muitas boas almas.