Pioneira em Toronto

BANDA DO SENHOR SANTO CRISTO
EM FESTA DE NATAL

Natividade Ledo (Texto)
Carlos Ledo (Fotos

Adiáspora.com

Cá por estas bandas do Canadá, especialmente em Toronto, são tantas as agremiações portuguesas que, praticamente, as suas respectivas festas natalícias se iniciam logo a partir dos primeiros dias de Dezembro para que o maior número de pessoas possa assistir a tantas quanto possível, consoante a filiação ou afinidade com mais do que uma.

Desta feita estivémos presentes no evento anual organizado pela mais antiga filarmónica lusa do Canadá, a do Senhor Santo Cristo, de Toronto, sediada na Igreja de Santa Maria, no coração da cidade. A primeira de todas, que a 14 de Outubro passado, celebrou os primeiros 40 anos da sua existência.

Assim, no passado dia 9 de Dezembro, a banda organizou a sua habitual festa natalícia, no belo salão da “Casa Abril”, um dos mais conhecidos restaurantes comunitários, com uma casa repleta de público – músicos, dirigentes, familiares e amigos – e com a presença do Rev. Padre Cunha, pároco de Santa Maria, na altura da fundação da filarmónica. Por essa razão convidado pela actual presidente, Pitty Domingos, para proferir a benção da refeição que a seguir se serviu.

Com toda a alegria própria do Natal, brilhou a música do DJ Brian Pacheco, um jovem lusodescendente já nascido no Canadá, mas a honrar as suas origens rabopeixenses. Numa mescla de melodias portuguesas e inglesas, que foi passando, conseguiu agradar a todas as gerações presentes, coisa que nem sempre é muito fácil por estas paragens...

A certa altura do animado serão, o “homem de vermelho e barbas barancas” fez a sua aparição para delícia de todos os presentes, especialmente da pequenada. E chegou cedo pois a temperatura estava boa para a época, não caiu neve a suscitar atrasos, e o Pai Natal veio mesmo carregadinho de presentes para toda a gente, incluíndo os representantes dos órgãos da comunicação social comunitária presentes.

A seguir a esta generosidade natalícia, foi a vez de se exibir o popular cantor Daniel Carvalho, a abrilhantar ainda mais uma festa já de si bem organizada. Seguiu-se mais música de dança e, num cantinho da sala, a bem decorada árvore de Natal foi dando um toque de brilho, com as suas luzinhas brancas a lembrar as estrelinhas do céu. E foi nesse cenário que as pessoas regressaram aos seus lares depois da vivência do espírito natalício, com os corações cheios de paz e amizade, alimentadas por uma festa bem familiar como são sempre as que a Banda do Senhor Santo Cristo de Toronto organiza em qualquer época do ano. Bem-hajam por isso!