Celebrando 20 anos

Presença de Carlos César e do Bispo de Beja
nas Festas do Divino em Fall River

Textos e fotos: Natividade e Carlos Ledo
Adiáspora.com

No último fim-de-semana do mês de Agosto de 2006 realizaram-se as Grandiosas festas em honra do Espirito Santo, na Nova Inglaterra, mais propriamente na cidade de Fall River, estado do Massachussetts, nos Estados Unidos da América, por onde passaram muitos milhares de pessoas vindas de todo os pontos do país assim como também de vários locais do Canadá e dos Açores.
Estas grandes festividades do culto Divino, são as maiores em todo o Norte América, onde esta tradição e devoção permanecem no coração das nossas gentes imigradas em terras da diáspora, com maior destaque no seio de uma comunidade tão importante como é a nossa a viver em Fall River há mais de cinco gerações. Este ano de modo muito especial por se comemorar o vigésimo aniversário dos festejos.
Todos aqueles que ali se deslocaram, não só tiveram a oportunidade de presenciarem e compartilharem em toda aquela confraternização, como também tiveram o prazer de visitar e apreciar a magnifica réplica das portas da Cidade de Ponta Delgada, ilha de São Miguel Açores, na verdade uma obra de grande valor. Celebrando as origens, não só dos micaelenses ali residentes como também um símbolo de que o povo tanto se orgulha.

Estas grandes festividades, tiveram a duração de quarto dias, n já bem conhecido Kennedy Park, frente à linda igreja de Santa Ana, que conta já com mais de 110 anos de existência ao serviço dos fiéis daquela cidade americana.
Na quinta-feira, 24 de Agosto, pelas 19h00, foi a abertura da iluminação no Kennedy Park, para uma noite dedicada à juventude, com actuação de vários artistas da comunidade.
Na sexta-feira, pelas 5.30 da tarde deveria ter sido levada a efeito a Bênção das Pensões, mas devido as maus condições climatéricas o mesmo não foi possível. Decidindo a organização transferir o evento para o dia seguinte, quando contaram com a presença do Sr. D. António Vitalino Dantas, Bispo de Beja e Presidente da Comissão Episcopal da Mobilidade Humana. Mesmo com chuva, ás 18 horas, deu-se a inauguração da Expo Fall River 2006, com apresentações de artesanato regional, ao vivo, e ainda exposições de fotografia. Efectuaram-se mais tarde as tradicionais arrematações, seguidas pela actuação pelo Grupo Coral de Cantares Tradicionais, vindos de Santa Cruz da Lagoa, Ilha de São Miguel Açores. Actuaram também o grupo de música popular Ilhas de Bruma, da cidade de Fall River, e o grande artista Henrique Cipriano e sua Banda Sambuca, que se deslocaram de Toronto até Fall River para o encerramento do serão. O arraial esteve a cargo da Banda Lira do Espirito Santo de London, Ontário, Canadá, e da Banda Filarmónica Santa Cecília, de Fall River.

No sábado, pelas 10h30 da manhã, realizou-se o importante desfile etnográfico, com saída do Ponta Delgada Boulevard (onde se encontra o novo parque com as Portas da cidade açoriana) percorrendo a Columbia Street e a South Main Street, em direcção ao Kennedy Park, onde foi distribuído o Bodo de Leite (leite e massa sovada), a todos os presentes, em honra e louvor do Espirito Santo, após palavras alusivas e da bênção do Bispo de Beja. Neste cortejo incorporaram-se várias autoridades dos Estados Unidos e dos Açores entre elas o Presidente do Governo Regional dos Açores Carlos César e sua esposa e ainda a Dra. Alzira Silva, Secretária Regional das Comunidades, representantes do Concelho das Comunidades Portuguesas, e do presidente do município de Fall River, Edward Lambert.
Entre os muitos grupos que desfilaram, destacamos: Grupo Tradicional de Cantares de Santa Cruz da Lagoa, São Miguel Açores; Marcha do Imigrante Philip St. Hall, East Providence, Rhode Island; Amigos da Ribeira Grande; Ilhas de Bruma, Associação Migrante de Barcelos de Toronto, Canada; Amigos da Bretanha; Sociedade Cultural Açoriana; Clube Juventude Lusitânia; Grupo Cantares e Bailares de Hope; São João dos Namorados; Marcha de Lowell, Mass.; Amigos da Terceira USA e ainda, pela primeira vez, o artista João Correia cantando para o seu público. Durante todo o cortejo foram distribuídas muitas sardinhas assadas, massa sovada, leite, vinho, rebuçados, e bolos lêvedos fabricados pela Padaria Açores de Fall River.

De tarde, debaixo de um sol abrasador, teve lugar um festival de grupos folclóricos e folias, com actuações de vários grupos da Nova Inglaterra e do Canadá, concertos pelas Bandas Filarmónica Portuguesa de Montreal, Canadá e de Santo António de Fall River, arrematações e mais arraial pela Banda Lira Do Espírito Santo de London (Ontário, Canadá) e pela sua congénere de Nossa Senhora da Conceição Mosteirense, de Fall River. À noite, foi a vez de subir ao palco o artista Luís Neves e o conjunto Centrefold encerrando-se o serão com o grande artista que é Mark Dennis e o conjunto Atlantis. De assinalar ainda a presença especial do artista Jack Sebastião.
No domingo, pelas 12h00, na igreja de Santa Ana, houve missa solene e a cerimónia das coroações, concelebradas por D. António Vitalino Dantas, Bispo da Diocese de Beja, Portugal, e D. George W. Coleman, Bispo da Diocese de Fall River. A missa foi acompanhada pelo grupo Coral da Igreja da Anunciação do Senhor, da cidade de Taunton.

No cortejo das coroas, incorporaram-se Mordomias da Nova Inglaterra, Newark, Toronto e Montreal. Abrilhantaram este cortejo 16 bandas de música do Canada e de varias cidades da Nova Inglaterra, acompanhadas dos convidados especiais como Sua Excelência o Presidente do Governo Regional do Açores, Carlos César; Deputado Estadual Michael Rodrigues, em representação da Comunidade Portuguesa dos Estados Unidos da América; senhor Edward M. Lambert Jr., Mayor da cidade de Fall River; Dra. Alzira Serpa Silva, e ainda o Senador Daniel da Ponte.
Na Segunda-feira, foi o encerramento oficial destas grandes festas com um banquete no Restaurante White’s, em Westport, Mass., com a presença de todos os convidados.

Clicar p/ ver

........................

........................

........................

Assim decorreram as grandiosas festas em Honra do Espirito Santo da Nova Inglaterra, que, infelizmente, devido ao mau tempo que se fez sentir durante o fim-de-semana levou a algumas alterações no programa. O que foi uma pena. Resta-nos fazer votos para que, em 2007, a meteorologia seja mais favorável.