Nova Associação Cultural Portuguesa no Ontario

Avelino Teixeira
Adiáspora.com

A comunidade portuguesa de Barrie, tem agora o seu clube por enquanto a funcionar em salas alugadas.

No passado dia 18 levou a efeito uma festa para apresentação da sua primeira direcção constituida da seguinte forma:
Executivo: Presidente Paulo Raposo. Vice Presidente Luis Rodrigues.
Secretaria: Gilda Luis e Aurélio Correia.
Tesouraria: António Tavares e Julieta Tavares.

Comissão de Festas: Presidente, Jorge Vieira.
Ajudantes: José Lopes e David Medeiros.
Relações Públicas: Danny Oliveira.

Concelho Fiscal: Presidente Fernando Almeida. V. Presidente João Nunes.
Secretário, Albino Almeida.

A Assembleia Geral é composta pela Presidente Luisa Almeida,V. Presidente Domingos da Silva e Secretária Rosa Tavares. A secção da música está a cargo de João Duarte e Melanie Luis tendo como ajudantes João Tavares e José Oliveira. Da cozinha estão encarregues as Sras Lúcia da Silva e Teresa Ferreira.

A festa teve lugar no Stroud Community Centre localizado em Innisfil, com um apetitoso jantar, servido pelo Farol em estilo de Selfserve organizado pormenorizadamente por Jorge Vieira, perseguido de um momento de Fado a cargo de Paulo Filipe o mais jovem fadista da comunidade Portuguesa de Toronto que a todos deliciou com a sua bonita e doce voz bem como seu já invejável porte de fadista. Este defensor da Canção Nacional revelou-se muito recentemente através do projecto Amor de Artista da Venuscretions.ca propriedade de Joe Furtado. No ar ficou um convite para ele voltar muito em breve ao Distrito de Barrie.

Pode dizer-se ter sido a primeira vez que a Canção Nacional esteve presente ao vivo naquela comunidade portuguesa que se expande velozmente sita a quase duzentos kilómetros de Toronto.

Estiveram presentes aproximadamente quatrocentas pessoas entre elas muitas crianças que souberam emprestar ao momento de Fado um absoluto e respeitável silêncio. E ainda há quem diga que se não pode cantar fado nos clubes... O Centro Cultural Português do Distrito de Barrie é um exemplo a seguir. Parabens!.

O baile esteve a cargo do D.J. Jonny P e ainda do Duo Dois Amigos constituido por António Ferreira à Guitarra Electrica, António da Silva nos teclados e a vocalização de Connie Vieira.

Para finalizar aquela noite de alegria e convívio bem à portuguesa, como é de apraz, houve bolo a contento de todos.

Aqui fica um sincero voto de profunda harmonia e muitos exitos para a associação mais jovem da Província do Ontário. Bem hajam pelo vosso esforço, sacrifício e dedicação às tradições portuguesas no Canada. Força amigos...!