FUNDAÇÃO DE APOIO A ESTUDANTES LUSO-CANADIANOS
NA CIDADE DE OAKVILLE

Por: Adiaspora.com


Peter Ferreira, Dra. Maria Amélia Paiva e o Sr. Ed Viana na abertura da reunião

No passado dia 4 de Feveriro de 2006, na Escola St. James School, pelas 14:00 horas, na cidade de Oakville, o luso-canadiano Ed Viana, Director Escolar da Halton Catholic District School Board, organizou um encontro que contou com a presença de diversas entidades da Comunidade Portuguesa da Grande Área de Toronto, com o objectivo de anunciar a criação de uma fundação de apoio aos estudantes de origem portuguesa no propósito de incentivá-los a continuar os estudos tanto no ensino secundário como superior.
As bolsas de Estudo serão destinadas a estudantes com melhor aproveitamento escolar e com intenção de frequentarem as Universidades ou institutos Politécnicos.



Sr. Pedro Raposo e a Sra. Tina Moniz

Presentes naquela reunião a Dra. Maria Amélia Paiva, Cônsul - Geral de Portugal em Toronto, Peter Ferreira, Presidente do Board de Directores da Dufferin-Peel Catholic District School, além de alguns membros da comunidade portuguesa dos quais destacamos o Sr. Carlos Sousa, as Sras. Moniz e Maria José Romão, o empresário Sr. Fernando Gafanha e o Sr. Pedro Raposo.
Ed Viana na sua alocução apontou para os benefícios que esta fundação em vias de arranque trará para os jovens estudantes luso-canadianos a motivação da continuidade dos seus estudos e obtenção dos seus diplomas académicos. Referiu ainda que nas três escolas secundárias católicas (High School) que servem Oakville e sob a sua jurisdição, duas ensinam a língua portuguesa sendo estas São Thomas Aquino e Saint James.


O empresário Fernando Gafanha e o Sr. Carlos de Sousa

A Cônsul Geral de Portugal na sua intervenção salientou que entre oito ou nove acordos foram assinados recentemente pelo Governo Português e o Sr. Bill Gates, Presidente da Microsoft e isto para chamar a atenção dos empresários portugueses para o facto de que “a educação é mais importante do que a própria geografia”.

Para mais informações favor contactar :
Ed Viana
Foundation for Excellence in Catholic Education in Halton
802 Drury Lane
P O Box 5308
Burlington – Ontario
L7R 4L3
Tel: 905 632 6300
Fax: 905 333 4661