PÁSCOA NA IGREJA DE SANTA CRUZ DE TORONTO

Por: Carlos e Natividade Ledo
Adiaspora.com

Há bem poucos meses, a Igreja Católica acabou de celebrar o Natal que, como todos sabemos, é o nascimento de Jesus, o Deus Menino, adorado por milhões de crentes, que vivem na sua fé por esse Nosso Deus. Agora festejamos o Ressuscitar após Sua Morte segundo a Bíblia Sagrada que aprendemos, desde crianças, nas aulas de catequese, que Ele nasceu e morreu na Cruz para nos salvar, e assim, todos os anos, vamos celebrando e preservando a nossa Fé e Esperança nesse Nosso Deus.
Por isso, todos os anos, a Igreja celebra a Páscoa, Paixão e Ressurreição desse Senhor Jesus, que tanto amamos de modo especial, a pequena mas bonita Igreja de Santa Cruz de Toronto, que, como é já tradição, celebrou mais uma vez, as grandiosas e bonitas Festas Pascais, cujas cerimónias estiveram a cargo do actual pároco, padre António Teixeira.
Esta quadra festiva, iniciou-se com o “ Sagrado Lausperene” na sexta-feira, no dia 7 de Abril, encerrando esta cerimónia no domingo, dia nove, com o altar do Senhor totalmente enfeitado com lindas flores brancas. Era um autêntico Céu aberto, que com aquele agradável aroma da natureza e daquelas flores se deu início à Semana Santa.

Na quinta-feira, seguinte, conhecida por quinta-feira Santa, foi a continuação desta cerimónia, tendo, às 7 horas da tarde, o celebrar e o recordar destas festas com a Santa Missa e Ultima Ceia do Senhor, na presença dos Apóstolos, não faltando o “Lavar dos Pés”. No decorrer destas cerimónias, escutavam-se bonitas músicas acompanhadas pelo grupo coral, desta Igreja. Depois da leitura do Evangelho, o padre António Pereira Teixeira, trajando as suas vestes brancas e toalha à cintura, lavou os pés aos Doze Apóstolos e, ao enxugá-los, beijava-os de seguida. Terminado a Santa Missa, iniciou-se uma pequena procissão com o “ Sacrário”, tendo de seguida sido depositado num pequeno altar, montado no salão da Igreja, e ali ficou exposto, até à meia-noite, daquele dia, para quem quisesse orar em silêncio.
Uma Igreja cheia de gente e bem pontuais nos seus horários para estas Santas Cerimónias os jovens participaram com abundância naquela missa e rituais da época pois são sempre bem vindos com todo o direito de participaram nas festas desta Igreja, porque são eles, os que, num futuro mais ou menos próximo, que irão dar continuidade a estes rituais da nossa fé nesta Igreja da nossa comunidade.

Na Sexta-feira Santa, pelas 3 horas da tarde, de novo iniciou-se essas cerebrações, com as Leituras, Sermão, Adoração da Cruz e Via-Sacra, no sábado, às 11 horas da noite, deu-se o inicio destas cerimónias com a cerebração da Vigília Pascal, Bênção do Lume e da Água, seguindo-se Sermão Solene, e Missa do Senhor Ressuscitado, todas estas cerimónias, ficou a cargo do incansável. padre António Teixeira.
Naquela Igreja ainda são recordadas e também se vive as nossas bonitas tradições religiosas, onde, em primeiro lugar está sempre a palavra de Deus e, ao terminar, todos os paroquianos e não só, regressão às suas casas, satisfeitos e bem dispostos, que é caso para se dizer, alimentados com a palavra de Deus, por isso é que saímos das nossas casas, com fé para ouvir esta mesma palavra.
Gostamos imenso de, mais uma vez, assistirmos e participarmos nas Celebrações Pascais daquela Igreja, e congratulamos, o padre António Teixeira, pelo sucesso destas maravilhosas festas, como também estão de parabéns todos os seus paroquianos e seu Grupo Coral pelo excelente trabalho. Afinal a união faz a força sem ela nada feito.