Portuguese Canadian Integration Movement

SÃO MARTINHO FESTEJADO
COM CASTANHAS, VINHO... E MUITA ALEGRIA!

João Guilherme Silva (texto e fotos)
Adiáspora.com

A organização ''Portuguese Canadian Integration Movement'', levou a efeito, no passado sábado dia 2 de Dezembro, no majestoso salão do St. John's Hall da cidade de Mississauga, a sua festa de São Martinho com um jantar e muita alegria, não faltando, com abundância, as respectivas castanhas cozidas e o bom vinho à boa maneira portuguesa, para festejar o padroeiro da prova do novo vinho. É como diz o ditado popular, ''No dia de São Martinho vai á adega e prova o vinho''. Este foi bebido, no final da noite, na festa em sua honra e proveito. Depois de um jantar que, diga-se em abono da verdade, foi farto e bem servido a mais de meio milhar de pessoas, o conjunto de London ''United'' animou o baile arrastando para a pista de dança muitos dos presentes satisfeitos com a merenda para, ao darem ao pé, desmoerem o delicioso repasto.

Mais tarde, na presença do estandarte e coroa do Divino Espírito Santo que foi esposta em frente do palco, passou a testemunho o velho Mordomo de 2006, o micaelense Valdemar Andrade e sua esposa, para o novo Mordomo para 2007, José e Cidália Andrade estes naturais da ilha Terceira. Seguiram-se as arrematações, para angariação de alguns fundos monetários de ajuda para a próxima festa da sétima pessoa da Santíssima Trindade. No tocante de variedades também cantou a artista Julie Leal e o João Marques, que entretiveram o pessoal com as canções dos seus repertórios. Perto da meia-noite, foram então servidas a ''donas'', castanhas com vinho, e o conjunto de London finalizou a noite com música para dançar.

Esta organização nasceu e foi fundada no Lakeview, em Mississauga, no ano de 1972, a que deram o nome de ''Portuguese Canadian Integration Movement'', 1ª . Irmandade do Divino Espírito Santo de Mississauga sendo desde então os responsáveis, todos os anos, pelas Festas em Honra do Divino. Este movimemto de integração dos luso-canadianos, no Canadá, tem presentemente com presidente responsável Dinarte Teves, assistido pelo vice-presidente, Carlos Pacheco, sendo secretária da Assembleia Geral Maria Rosalina Amaral; Tesoureiro Manuel de Sousa e, nas relações públicas, Manuel Martins que nos recebeu com muita amabilidade.

A próxima festa será realizada no próximo ano, mais precisamente no a 3 de Fevereiro de 2007, com a festa da ''Matança do Porco'', no St. John's Hall, ao 2185 da Stavebank Road em Mississauga.

Clicar p/ ver

...............

...