Na Igreja de Santa Inês em Toronto

FESTIVIDADES DO SENHOR DA PEDRA
REALIZADAS COM O BRILHO HABITUAL

Natividade e Carlos Ledo
Adiáspora.com

Mais um ano se passou, para se juntar aos muitos que por esta igreja passaram ao longo da sua existência, ao serviço da comunidade portuguesa, mantendo as tradições religiosas desta dita comunidade que vivem seu redor, e onde os luso-canadianos se reencontram com os usos e costumes das suas origens. Que ao imigrarem, nos seus corações trouxeram essas lembranças, que certamente nunca irão esquecer, nomeadamente o rosário no cantinho da algibeira, ou até mesmo pendurado ao pescoço.

Assim a tradição lhes permitiu trazer a bonita Imagem do Senhor da Pedra, muito venerada pelas nossas gentes, passando a sair a rua em procissão, todos os anos, e sempre no primeiro fim-de-semana do mês de Agosto.

Na igreja de Santa Inês, sita, nas ruas Dundas e Grace, na cidade de Toronto, Canadá, mais uma vez foram levadas a efeito as grandiosas festas do Senhor da Pedra, iniciadas no sábado e terminadas na segunda-feira, dia feriado no Ontário.

No sábado, no Bellwoods Park, houve muita música e animação, com a participação do conceituado artista Mark Dennis vindo dos Estados Unidos da América. No domingo, logo pela manhãzinha, o céu apresentou-se azul, brilhante, com o sorriso do Sol, as pessoas foram começando a chegar à igreja para assistirem à celebração da missa solene. As ruas, por sua vez, foram-se enchendo de gente para a passagem da linda procissão, que pelas três horas da tarde se iniciou a partir da escadaria do adro de Santa Inês.

A imagem do Senhor foi seguida por quatro Bandas de Música – Senhor Santo Cristo, Sagrado Coração de Jesus, Lira Nossa Senhora de Fátima, todas de Toronto, e ainda a Filarmónica Santa Cecília de Fall River, Estado Unidos da América –, mais os convidados especiais e figuras públicas como Art Eggleton, Olivia Chow, e Joe Pantalone, assim como José Lima, grande amigo da comunidade portuguesa.

A procissão prosseguiu o itinerário habitual: da Grace St., até à College St., depois pela Montrose, em direcção à igreja, acompanhada também por estudantes da Universidade de Toronto e Grupo de Cantares e Bailares de São Miguel. Acompanharam o desfile religioso alguns padres de outras paróquias portuguesas. Neste mesmo domingo, depois da procissão, os festejos continuaram com muita alegria, animação, canções e arraial pelas filarmónicas.

Clicar p/ ver

........................

........................

................

Esteve bem a organização dos paroquianos de Santa Inês, bem dirigidos pelo Pa. João Mónico, o responsável actual pela Igreja de Santa Inês.