"PEQUENAS HISTÓRIAS DE GENTE GRANDE"
AGORA EM INGLES

Por: Adiaspora.com


Detalhe do livro "Small Stories, Great People"

José Mário Coelho, jornalista comunitário local, editou, há cerca de dois anos “Pequenas Histórias de Gente Grande”. Trata-se de um somatório de algumas pequenas entrevistas feitas a individualidades consideradas como “gente grande”. Especialmente individualidades que serviram de pioneiros à grande comunidade que hoje se espalha por todo o Canadá.
E se é facto que o livro em causa – e as entrevistas, naturalmente - servia o grupo dos que entendiam o Português, não atingia, decerto, o universo daquelas que, mesmo entendendo o Português, não o liam correctamente nem se reviam em alguns dos pruridos que a Língua tem.
Assim, na terça-feira, 23 de Maio, e com o patrocínio do BCBBank – agora prestes a deixar de ser instituição financeira de capitais portugueses - era apresentada a edição em Inglês, para servir os que se entendem melhor em Inglês. Ricardo Valadares, o presidente daquela instituição bancária, que fez a apresentação do Livro e do autor, foi logo dizendo que definiu a obra com a frase de que “somos nós e a realidade que nos rodeia”. Referia-se ao Banco e ao que o Banco apoiava, mas referia-se, igualmente, ao conjunto geral de pessoas que constituem a comunidade portuguesa.
O livro tem 330 páginas, com entrevistas a 157 pioneiros e muito perto de 700 fotografias, destinadas, sobretudo “aos nossos filhos e netos se quiserem saber como é que a nossa comunidade se fixou”, como diria José Mário Coelho, nas palavras que antecederam uma sessão de autógrafos de um Livro que tem também o condão de servir “os de Língua Inglesa se quiserem saber algo dos Portugueses”.


José Mário Coelho durante a sessão de autógrafos

José Mário Coelho parece estar certo no conceito que tem em que é cada vez mais necessária servir a comunidade portuguesa na sua expressão mais nova. Sobretudo se quisermos que a comunidade portuguesa se perpetue entre nós. O autor falou, ainda, na Galeria dos Pioneiros, “um pequenino museu com uma alma muito grande”. Fez mesmo um convite para que todos a visitassem.
Interessante foi anotar que na sessão estavam presentes representantes de quase todos os orgãos de Comunicação Social, o que diz bem da popularidade que o conhecido jornalista tem entre nós.
Entre as entidades presentes, a cônsul Maria Amélia Paiva e o deputado federal Mário Silva.