"CRESCER EM SEGURANÇA" NA RIBEIRA GRANDE

O Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) lançou esta manhã, no Quartel dos Bombeiros da Ribeira Grande a terceira edição do projecto “Crescer em Segurança”.
Esta iniciativa que surge em colaboração com a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Ribeira Grande e o Serviço Municipal de Protecção Civil da Câmara da Ribeira Grande, tem por objectivo ensinar às crianças do 1.º Ciclo, as regras de prevenção e actuação da Protecção Civil, através de acções de sensibilização e formação com vários jogos e diverso material didáctico, que são utilizados nas aulas pelos professores.
No arranque desta nova edição, estiveram presentes os vice-presidente do SRPCBA, Ricardo Barros, Presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, Ricardo Silva e o Presidente da direcção da Associação Humanitária, Viriato Madeira.

Durante a manhã no Quartel dos Bombeiros da Ribeira Grande dezenas de crianças de algumas escolas do 1º Ciclo do concelho foram durante algumas horas bombeiros em casa própria, com a simulação de situações reais como um sismo ou um incêndio e agindo de acordo com as noções básicas de Protecção Civil que aprenderam.
Para tal foi montado no quartel vários espaços a imitar uma casa e ainda uma sala de aula, onde as crianças iam aprendendo as noções básicas de protecção civil. No exterior, vestiram-se de bombeiros e aprenderam a extinguir um incêndio.
Pelo quartel dos bombeiros vão passar durante vários dias mais de 16 mil crianças das Escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico da Ribeira Grande e às quais será distribuído diverso material de sensibilização, como folhetos, autocolantes, cadernos de colorir e um jogo de tabuleiro com dados para serem utilizados em aula pelos professores.
O projecto “Crescer em Segurança” visa, também, despertar o interesse das crianças pela Protecção Civil de uma forma lúdica e motivadora, para que apreendam conceitos como o da inter-ajuda ou o da eficácia da adopção de medidas gerais de prevenção.

Ribeira Grande, 2 de Março de 2006

Gabinete de Imprensa

Ana Paula Fonseca