CORTEJO DOS REIS NA RIBEIRA GRANDE

Tem lugar no próximo domingo, dia 8 de Janeiro na freguesia da Matriz da Ribeira Grande o tradicional Cortejo dos Reis, numa organização conjunta da Câmara Municipal da Ribeira Grande, em conjunto com a paroquia e Casa da Cultura/Museu.
O cortejo com cenas alusivas ao Antigo e Novo Testamentos sai da Igreja da Matriz pelas 15 horas, percorrendo as principais artérias da freguesia.
O cortejo é formado por dezenas de figurantes, que neste dia encenam as principais cenas bíblicas e da tradição cristã evocativas ao nascimento de Jesus.


É ao fim ao cabo é um presépio vivo ambulante, onde por exemplo os três Reis Magos a cavalo e a Nossa Senhora, transportada num burro, percorrem as principais. Ao longo do trajecto, os populares dão presentes monetários, que são encaminhados para a paróquia e Casa da Cultura.
Na Matriz da Ribeira Grande, o Cortejo de Reis, fundado pelo Prior Evaristo Carreiro Gouveia, estava praticamente desactivado, tendo sido dinamizado em 2004 pela Câmara Municipal da Ribeira Grande e pela Casa da Cultura, com o objectivo de manter a tradição do Cortejo em comemoração do Dia de Reis.
Nesse mesmo dia, idênticos cortejos podem ser vistos nas freguesias da Ribeirinha e Fenais da Ajuda.


Ribeira Grande, 6 de Janeiro de 2006


Gabinete de Imprensa
Ana Paula Fonseca