DOMINGO DO SENHOR SANTO CRISTO EM TORONTO

A despeito da intempérie
centenas de devotos seguiram a procissão

João G. Silva
Adiaspora.com


Detalhe da Procissão do Senhor Santo Cristo dos Milagres

As célebres festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres, que anualmente se realizam cinco semanas depois da Páscoa, tiveram início no último sábado, 20 de Maio, na igreja de Santa Maria, em Toronto, com a procissão da mudança da imagem da capela do altar-mor para local proeminente no templo, com o giro habitual à volta da Portugal Square.

Participaram dezenas de fiéis peregrinos e devotos do Senhor Santo Cristo, vindos de várias partes do Ontário, para pagarem suas promessas e oferecerem círios em agradecimento às graças recebidas. Apesar do frio e do vento que se faziam sentir, a fé dos crentes foi mais forte, e o sol acabou por raiar no céu azul, em honra à imagem de ''Ecce-Homo''.


Ao recolher da procissão o sol descobriu novamente na altura em que foram tocados os hinos

Depois da mudança da imagem, foi celebrada a Santa Missa com o sermão a cargo do Pa. Janeiro de Hamilton. Mais tarde houve arraial pelas Bandas Filarmónicas de Santa Inês, Santa Helena, Senhor Santo Cristo de Toronto e a de Bristol, R.I., vinda dos Estados Unidos.

A majestosa procissão do Senhor Santo Cristo dos Milagres, realizou-se no domingo (21). Apesar do frio que se fazia sentir, com apenas 8º graus, a fé do povo açoriano, em especial a dos micaelenses, saiu à rua e foi até à igreja de Santa Maria para acompanhar o Senhor, na procissão que teve saída pelas três horas da tarde. Depois de alguns chuviscos, o tempo abriu e o andor do Senhor Santo Cristo percorreu as habituais ruas de Toronto. Algumas centenas de peregrinos, numa das procissões de menor participação dos últimos anos, seguiram religiosamente a belíssima Imagem, como sempre bem decorada de flores, ao longo do percurso habitual. A despeito das preces, a chuva voltou e os guarda-chuvas abriram-se; mas ao recolher da procissão o sol descobriu novamente na altura em que foram tocados os hinos para a recolha da veneranda imagem do Senhor Santo Cristo dos Milagres.


O sol acabou por raiar no céu azul, em honra à imagem de ''Ecce-Homo''

Devido ao mau estado do tempo, inseguro para esta altura do ano, com muito frio e vento forte, bastante desagradável, e porque a multidão esteve longe de atingir o volume habitual, a Santa Missa foi celebrada este ano dentro da igreja. Só que a fé deste nosso povo uma vez mais não se manifestou em vão: o Cristo Rei dos Céus e da terra tem mais valor que as coisas materiais do nosso tempo, e como estamos aqui de passagem neste mundo de enganos, o melhor e o mais certo é acreditarmos no Senhor Jesus, na verdade da sua palavra, porque palavras de homens leva-as o vento.


Os fiéis em acto de promessa durante a procissão do Senhor Santo Cristo

Com a igreja de Santa Maria super lotada, a Santa Missa foi celebrada pelo Pa. Libório Tavares enquanto que a pregação e sermão esteve a cargo do Pa. Francisco Janeiro de Hamilton, convidado especial para a realização destas cerimónias religiosas. Depois do acto litúrgico, as pessoas regressaram a casa devido ao mau estado do tempo, a que já referimos.


A belíssima Imagem, como sempre bem decorada de flores

Daqui lavramos um louvor às Bandas Filarmónicas que tomaram parte nas festas: três de Toronto (Coração de Jesus, N.S. de Fátima e Senhor Santo Cristo), Espírito Santo de London, Lira Portuguesa de Brampton e, dos Estados Unidos, a Banda de Santa Isabel de Bristol, Rhode Island.

Para o arraial profano, os artistas convidados foram: Mónica Silva, Emanuel Araújo e Luís Bonanza, enquanto que os concertos estiveram a cargo das Bandas Filarmónicas de London e de Brampton.