Semana do Mar 2006 - Faial, Açores

Horta Cidade Mar

João G. Silva (Faial - Açores)
Adiáspora.com

Vista parcial da Cidade da Horta

Horta, Agosto de 2006 – É tempo de Verão e de Mar. Tempo de iniciar viagens, de descansar o corpo sobre as areias quentes. É tempo de escutar o rumor vivo das águas e de se deixar tocar no rosto, amorosamente, pelo sol e pela brisa. Tempo de festa, e de encontros de amigos, de conversas amenas nas esplanadas e no Largo do Infante, com os olhos atentos nas correrias da pequenada.
A ''Semana do Mar'' de 2006 marcou fortemente este tempo quente de Agosto. O excelente programa náutico deste ano, trouxe à cidade da Horta a regata Les Sables-Açores e muitos outros aventureiros que cruzam cada onda do Atlântico, com a voluptuosa agonia do corpo desfraldado aos ventos espumosos.
A ilha do Faial, ancas verdes e azuis, aqui está a recebê-los, na paixão fragilíssima das suas cores, da sua história, das suas tradições, do seu património, que urge preservar.
Os concertos com os ''Delfins'', ''Mesa'', ''Mercado Negro'', ''Gaiteiros de Lisboa”, e tantos outros grupos de qualidade, são um convite ao estrépito amoroso dos mais jovens. Alonga-se a noite, ao ritmo da música e odores. Há que experimentar os petiscos - este ano com mais sabor a mar.

A arte popular também saiu à rua. O Festival de Folclore abriu a semana do mar e as Orquestras Filarmónicas tiveram uma presença forte no programa.

As exposições de artesanato, de fotografia de pintura, de escultura e de ourivesaria contemporânea, também desempenharam atractivo preponderante. Na antiga fábrica da Baleia, em Porto Pim, decorreu um ciclo de cinema sobre o mar.

A ''Semana do Mar'', teve o seu início nos dias 4 e 5 de Agosto, como dias extras, já que oficialmente foi de 6 a 13 de Agosto. Na sexta-feira, dia 4, abriu com a distribuição de hortênsias e vinhos regionais aos iatistas na Marina da Horta e, mais tarde, no palco principal, realizou-se o III Festival de ''Novos Talentos''. No sábado, 5, foi a abertura oficial do Secretariado das provas náuticas, percurso pedestre '' Perímetro da Caldeira do Faial'', e os 20 anos do Jardim Botânico, com a concentração no referido jardim. Provas de canoagem fizeram-se ao mar, como o desfile de Grupos Folclóricos. O segmento “Semana do Mar - como tudo começou”, foi também dedicado aos iatistas de passagem pela Marina da Cidade da Horta. O caldo de peixe, com música ao vivo, foi servido junto ao clube Naval da Horta, fechando o dia com o ''Festival Internacional de Folclore'', onde participaram os seguintes ranchos: Etnográfico de Pedro Miguel; Tuna e Grupo Folclórico Juvenil dos Flamengos; Grupo Folclórico da Feteira;Grupo Folclórico do Salão; Rancho Folclórico Maçanicas de Tercena e Grupo Folclórico da Rússia.

No Domingo, dia 6, a Baía da Horta recebeu as provas regionais de Canoagem K1 e K2, e houve desfile de Filarmónicas pelas ruas da cidade, rumo à Praça do Infante. Neste mesmo local aconteceu, pelas 11h da manhã, a abertura oficial da Semana do Mar, seguida de animação ''Há vida nos Oceanos”, pelo grupo de crianças da EB/JI da Cônsul Dabney. Ao meio dia foi a abertura da EXPOMAR. Pela tarde dentro, na Baía da Horta, o encerramento da linha da chegada da regata de Vela de Cruzeiro ''Atlantis Cup – Regata da Autonomia'' e prova off-shore do Campeonato Regional de Cruzeiros. Mais tarde foi a Abertura da Feira do Livro, das Exposições e da mostra de Artesanato, como ainda a abertura do Parque de Insufláveis na escola Manuel de Arriaga. Na Ermida da N. Sra. da Guia houve Missa seguido-se o embarque no ''Cruzeiro'' para acompanhamento do Cortejo náutico da festividades da Senhora da Guia, que teve lugar no Cais de Santa Cruz. Largada das embarcações envolvidas na participação, e cortejo da Sra. da Guia da Ermida até ao Centro do Mar. Cortejo náutico com a imagem (da Baía de Porto Pim até à Baía da Horta com desembarque da imagem na Marina da cidade). O Recanto dos Traquinas também abriu ao público na Escola Manual Arriaga. Posteriormente deu-se a apresentação das Velas do Cruzeiro, actuação do Grupo Folclórico ''Okolitsa'', da Rússia, no palco da Avenida 25 de Abril, assim como a actuação, no palco principal, do Grupo ''DELFINS'', vindo directamente do continente. Todas as noites, a partir da 1h00 da manhã, a Discoteca do Mar ofereceu música para os mais jovens no Parque da Alagoa.
Durante toda a semana, da manhã até à madrugada do dia seguinte, houve muito por onde escolher, dependendo do tempo e gosto das pessoas que participaram e visitaram a ''Semana do Mar''. Todos tiveram a oportunidade de acompanhar as provas de Vela Ligeira, Velas de Cruzeiro, torneios de Andebol, Voleibol de Praia, Jogos de Água, Reggae, Botes Baleeiros, Windsurf, Natação, Aeróbica, Pólo Aquático, Remo, Pesca desportiva, e muito mais provas. Enfim, uma variedade de actividades ligadas ao mar. Todas as noites houveram concertos musicais.



Na segunda-feira, dia 7, actuou no palco da Praça do Infante a Filarmónica ''Recreio Musical Ribeirense'', como ainda no palco da Avenida 25 de Abril, se deu a actuação do Rancho Folclórico ''Macanitas de Tercena'' e, depois, no palco principal, actuou o Grupo ''CUBAHIA'' terminando com animação Fora de Horas.
Na terça-feira, dia 8, foi a vez da actuação do Grupo de cantares ''Ilha Azul'', concerto pela Filarmónica ''Lira Campesina'', animação de rua com fogo e actuação do grupo ''GAITEIROS DE LISBOA''.
Na quarta-feira, dia 9, actuaram o ''Grupo Folclórico do Salão'', a ''Lira e Progresso Feteirense'', animação de rua ''Ponto de Fuga'' com fogo pelo grupo ''Radar 360º''. Finalmente o concerto pelo Grupo ''MERCADO NEGRO''.
Na quinta-feira, dia 10, o programa contou com a actuação do grupo de cantares “Sons do Vale'', Filarmónica da Escola Básica Integrada de S. Roque do Pico, apresentação do filme ''A Marcha dos Pinguins'', Grupo Folclórico da Feteira, animação de rua com ''Serpentina'' e, a findar a noite, o Grupo ''BOSS AC''.
Na sexta-feira dia 11, actuaram os grupos ''Etnográfico de Castelo Branco'', as Filarmónicas ''União Faialense'' e ''Recreativa Musical União Sebastiananse'', vindas da Ilha Terceira, e o grupo '' MESA''. Na “Expomar”, houve encontros temáticos sobre o Mar dos Açores.
No sábado, dia 12, foi a actuação do ''Coro Juvenil da Madeira'', concerto pelas Filarmónicas ''Unânime Praiense'' e ''Amizade Visconde'' (de Alcácer do Sal), ''Grupo Folclórico da Casa do Povo do Caniçal'' e, ao fim da noite, actuou no palco principal o grupo ''ABBA GOLD''

.

Domingo, dia 13, último desta “Semana do Mar 2006”, apesar do dia começar nublado e com chuva intensa toda a manhã, até quase ao fim da tarde, o tempo acabou por melhorar e realizou-se o encerramento do Festival Náutico, como também saiu à rua o ''Corso Etnográfico'', com representação de todas as freguesias do Faial, percorrendo as ruas principais desde o Largo Manuel de Arriaga pela Praça do Infante, Avenida 25 de Abril, R. Manuel da Silveira, novamente pela Avenida 25 de Abril e Avenida Machado Serpa. Este cortejo teve honras televisivas, com transmissão em directo, pela RTP-Açores, para toda a Região. O dia também foi dedicado à entrega dos prémios no Clube Naval da Horta, para a Vela de Cruzeiro, Mini Veleiros, Windsurf e Velhotes, assim como das provas de Remo, Jet-Ski, Mergulho e Pesca Desportiva. Quanto aos concertos Musicais, nesta noite, estiveram a cargo das Filarmónicas ''Euterpe de Castelo Branco'' e ''Artista Faialense''. Actuaram ainda o ''Grupo Folclórico e Etnográfico de Pedro Miguel'', animação de rua com o ''Ponte de Fuga'' e fogo, pelo ''Radar 360º'' mais a actuação da ''Orquestra de Música Ligeira da Câmara Municipal da Horta''. Ao findar a noite, no palco principal, Vera Melo cantou para todos a bonita ''Marcha da Semana do Mar 2006'', cuja letra se publica no termo desta reportagem.

A Semana do Mar 2006, terminou com o bonito espectáculo de fogo-de-artifício, com música de fundo, na Baía da Horta.
Muito mais se poderia dizer sobre esta maravilhosa ''Semana do Mar 2006'', pois foram milhares de pessoas, turistas e emigrantes em férias que rumaram à ilha Azul para assistirem, na Horta, ao mais importante acontecimento anual da cidade – um leque de actividades durante toda a semana. E que vai ao encontro de todos os gostos, desde a música, provas náuticas até ao ‘comes e bebes’, que teve o serviço dos clubes Desportivos do Faial, não faltando as barracas de petiscos ao longo da Avenida. A reportagem fotográfica falará por si, com a beleza das imagens que nós colhemos ao longo da semana. Estão, portanto, de parabéns todos os participantes e a Câmara Municipal da Horta.

 

Clicar p/ ver

. ................

................ ..

....................


MARCHA DA SEMANA DO MAR 2006

Letra: Victor Dores
Música: Fernando Goulart
Intérprete: Vera Melo

I

Horta de versos vestida
É mulher apetecida
Com Angústias no olhar
Vem a pé, cosmopolita
Na Matriz de ver-o-mar...
É Baía à boca do meu peito
Tem um jeito de ser tão feliz!
Veleiro que passa, tão cheio de graça
Conceição é o amor que eu sempre quis!

Refrão

Cidade-mar de um sonho multicor
És o meu primeiro amor,
Meu convés de bem-querer!
És a noiva da alegria
És a pauta da folia
De um verso a renascer
Ai coração, tua rota já tracei
E mil ondas naveguei
Em regatas de encantar!
Ai Horta desta ternura
Mesa posta com fartura
Nesta Semana do Mar!

II

Povo que sempre partilha
Que festeja a sua ilha
De alma e coração!
Pôs-se linda de verdade
Num cantar de amizade
Com hortênsias de emoção!
Vai a Horta virada a nascente
A zarpar para lá do canal...
Aprumo de proa, voar de ganhoa
É filha desta ilha do Faial.

Refrão

III

Toda a cidade navega
Meu coração não sossega
Já não sei o que fazer...
Lua cheia do desejo
E o sabor que há no teu beijo
Na Marina a acontecer...
É meu povo que baila, que canta
Na Avenida que há no teu olhar!
Viva a marinhagem, pausa na viagem
Nesta Praça onde há gente a transbordar.

Refrão – Bis – Fim