SPORT CLUBE ANGRENSE DE TORONTO PREPARA-SE PARA RECEBER
A CARAVANA OFICIAL DO SPORT CLUBE ANGRENSE
DA ILHA TERCEIRA

Por: Avelino Teixeira
Adiaspora.com

No passado dia 18 do mês de Abril de 2006, o Sport Clube Angrense de Toronto efectuou uma Conferência de Imprensa na sua sede sita no 1195 da Bloor St West para divulgar o extenso programa de festas para assinalar a vinda de uma Caravana Oficial do Sport Clube Angrense da Ilha Terceira, (constituida por 56 elementos séniores e veteranos e seus dirigentes, alguns acompanhantes e ainda um grupo de Teatro com o tema Fala Quem Sabe que farão várias actuações), que chegará a esta cidade no dia 18 de Maio no Voo da Sata No.S4333 via Areoporto de Toronto Terminal 3 com chegada prevista para as 18H45 e onde lhe será oferecida uma recepção.
O seu regresso está previsto para o dia 26 no voo da Sata No.4332 com saida novamente pelo Terminal 3 pelas 20H45.
Jorge Medina Presidente da Assembleia Geral deu as boas vindas aos vários orgãos da informação que ali se encontravam presentes assim como alguns simpatizantes e introduziu o grande impulsionador daquele Clube e seu sócio fundador No. 1, Adalberto Bettencourt, que iniciou a sua alocução agradecendo o apoio que a Média em geral tem vindo a dispensar ao S. C. Angrense de Toronto afirmando que por tal razão muitos dos jornais comunitários já foram reconhecidos com a designação de sócios beneméritos daquela prestimosa associação.
Fez referência pormenorizadamente, como é seu hábito, aos cinco albums que guardam todas as fotos e os artigos que ao longo dos anos foram publicados nos referidos jornais sobre as actividades do Sport C. Angrense de Toronto.
Parte desse espólio jornalístico alusivo e informativo foi disponibilizado para o livro que o Sport Clube Angrense da Ilha Terceira publicou em 2004 aquando da celebração das suas Bodas de Ouro.

Um outro factor importante da vida do Angrense de Toronto, segundo o Sr. Adalberto Bettencourt, foi o Boletim Informativo que ele elaborava com a ajuda dos Srs. Ezequiel Silva, Fernando Cruz Gomes e o saudoso Orland Kilberg.
Teve também a preocupação de fazer saber que a primeira vez que uma caravana do S. C. Angrense da Ilha Terceira se deslocou à cidade de Toronto foi em 1967 por intermédio do Sr. António Lisboa e a convite do Sr. Steve Stavro então proprietário do Knob Hill Farms um ávido Empresário Desportivo e Presidente do Toronto City Soccer Club que trazia ao Canada importantes equipas desportivas estrangeiras como foi o caso do Santos do Brasil entre tantas outras.
Nessa altura foram recebidos na Casa da Madeira, (que então fucionava no edifício da Igreja de Santa Maria cujo Pároco era o Reverendo Alberto Cunha), com uma laboriosa sessão de boas vindas e um Porto de Honra oferecido pelo Sr. António Ribeiro, Director do Correio Português, na qual se encontravam algumas pessoas vindas de Detroit Estados Unidos da América.
O Sport Clube Angrense da Ilha Terceira jogou com o Olimpíakos da Grécia no Varsity Stadium e em Motreal claro que em ambos os jogos perdendo com uma grande diferença para o Olimpíakos da Grécia não obstante a demonstração do seu esforço, boa vontade e sobretudo da sua reconhecida técnica desportiva.
Inclusivamente informou que a Sra. Consul Geral de Portugal em Toronto Dra Maria Amélia Paiva foi convidada para ir ao aeroporto esperar a Comitiva do Angrense da Ilha Terceira e dar o pontapé de saida no encontro de futebol a realizar no Brokton Stadium no dia 21 de Maio.
Também será convidada de honra na festa de Recepção e Boas Vindas ao S. C. A. da Ilha Terceira no local 183 que foi cedido gentilmente para o efeito.
A. Bettencourt disse ainda que uma das razões para a deslocação da Caravana Oficial do Angrense da IlhaTerceira ao Canada é para gratificar os jogadores pelo seu apego e dedicação áquele clube.

Foi também combinado entre os dois clubes para que fosse oferecido o alojamento grátis aos jogadores e seus dirigentes durante a sua estada em Toronto afim de se evitar despesas com a mesma. Por tal razão já foram contactadas várias famílias para que ajudem a proporcionar o alojamento aos jogadores e seus dirigentes e se necessário for o Angrense de Toronto propõe-se alugar uma casa onde se possam albergar os restantes membros da comitiva e as refeições serão então tomadas na sala do Angrense de Toronto.
Estava presente naquela C. de Imprensa o Presidente do Toronto Supra Isac Campas que também prestou algumas declarações úteis.
Igualmente foi tornado público naquela conferência que o S. C. A. de Toronto já pôs a circular algumas listas entre os seus sócios e simpatizantes para uma recolha voluntária de fundos com o fim de suportar as despesas inerentes à deslocação da Caravana Angrense ao Canada.
Foram também distribuidas pelos presentes fotos dos grupos Séniores e Veteranos da época 2005-2006 bem como do Primeiro Torneio de Sub-10 das Escolinhas Futebol 7.
O programa ainda provisório está assim elaborado:
Dia 19 pelas 18H45 no Cove Stadium em london Ontario; Veteranos do Angrense -Veteranos de London City. Às 20H40 Angrense-London City.
Dia 20 pelas 19H00 Recepção de Boas Vindas no Salão de Festas da Local 183 com jantar de confraternização, Espectáculo de Variedades, a Pessa deTeatro Fala Quem Sabe e finalmente música para dançar a contento...
Dia 21 às 17H00 no Brokton Stadium encontro entre os Veteranos do Angrense da Ilha Terceira e Veteranos do Angrense de Toronto. Pelas 19H15 Angrense --Toronto Supra.
Dia 22 no Campo do Oriental de Cambridge, Ontario, pelas 14H00, Veteranos do Angrense. Veteranos do Portuguese United de Cambridge. Depois do jantar a pessa de Teatro Fala Quem Sabe. A Comitiva estará livre no dia 23 e ao dispor de quem a queira passear. Dia 24 e 25 visita à Câmara Municipal de Toronto, C.N. Tower e Rogers Centre bem como um passeio à Niagara Falls. No final daquela conferência foi servido um esmerado lanche que serviu ao mesmo tempo para um batepapo entre os amigos e ainda alguns orgãos da Comunicação Social que puderam ficar até ao fim do que pareceu ser uma boa sessão informativa e historiadora.