Na Paróquia de Santa Cruz, em Toronto

Festas em honra de Nossa Senhora dos Anjos:
Grande brilho, quer no religioso quer no profano

Natividade e Carlos Ledo
Adiáspora.com

Tradicionalmente, as grandes festividades religiosas em honra de Nossa Senhora dos Anjos, lá por terras açorianas, de acordo com a nossa memória, ocorrem, desde há Séculos, na ilha de São Miguel, especialmente na Vila de Água de Pau. São aos milhares as pessoas de toda a ilha que rumam logo pela manhã do dia 15 de Agosto, feriado regional, para assistirem a estas grandiosos festejos, na igreja daquela Vila.

Neste lado do Oceano, mais propriamente no Canadá, onde quer que exista alguém de origem portuguesa, há sempre uma festa, trazida lá das suas terras, que um dia tiveram de deixar, mas nunca esqueceram nem a riqueza das suas culturas, usos e costumes. Por isso, igualmente por estas bandas, em algumas igrejas portuguesas também se celebram as festas em honra de Nossa Senhora dos Anjos, assim como na pequena mas bonita igreja de Santa Cruz de Toronto, na Dovercourt e Argyle.

Este ano, elas lugar nos dias 12e 13 do corrente mês de Agosto iniciando-se com Tríodo Preparatório, a 9, 10 e 11 (quarta, quinta e sexta-feira).

No sábado, pelas 18 horas, celebrou-se a Santa Missa, seguindo-se as diversões habituais destas festas, no Osler Park, com o conjunto ‘Os Tubarões’, uma grande exibição do Rancho Folclórico Transmontano, e actuações dos cantores de Miká, Steve Vieira e João Carlos Silva. Por fim, arraial com a Banda do Sagrado Coração de Jesus, da igreja de Santa Helena de Toronto.

No domingo, as festas continuaram, com um dia cheio de Sol, próprio para um bom bronzeado e, claro, para a procissão. Pela tarde as pessoas iam chegando à igreja, e enchendo as ruas, por onde a procissão iria passar. Concentradas à porta do templo eram as seguintes as bandas de música participantes: Nossa Senhora de Fátima, Sagrado Coração de Jesus e Senhor Santo Cristo, todas de Toronto.

Pelas 15 horas, começou a sair a procissão acompanhada por alguns sacerdotes de outras igrejas ao serviço desta nossa comunidade, frente a muitas figuras Bíblicas que se incorporaram, assim como o Grupo Coral, os Escuteiros e ainda o Grupo Sagrado Coração de Jesus desta mesma paróquia. E claro: o que não podia faltar foi a presença de muitos Anjinhos. Tratava-se, afinal, de Nossa Senhora dos Anjos, eles não podiam mesmo faltar para acompanharem a Santa Imagem da Senhora.

Logo a seguir ao retorno da procissão, houve missa solene com a proclamação da palavra pelo Padre Nelson Grandi. A Igreja, a despeito do imenso calor que se fazia sentir, encontrava-se cheia, como sempre, com o povo cheio de boa vontade para assistir e ouvir a palavra de Deus, na paróquia dirigida, desde alguns anos, pelo estimado Pe. António Teixeira.

No Osler Park, as diversões continuaram, novamente com o conjunto Os Tubarões, Rancho Folclórico ‘As Tricanas’, e um concerto pelas Bandas de Musica do Senhor Santo Cristo e Nossa Senhora de Fátima, antes de se escutar a voz bonita da jovem Lindsay Moita.

Clicar p/ Ver

....................

.............

A encerrar o espectáculo deste grande serão, já com a noite bem fresquinha, foi a voz do grande artista vindo da América, Marc Dennis, que mais uma vez proporcionou um grande espectáculo ao imenso público presente.

De realçar o trabalho dos paroquianos da Igreja de Santa Cruz, do seu Grupo Coral e do pároco, António Teixeira.