O STARLIGHT BRILHA CADA VEZ MAIS

Por: JMC


Tony Melo, corpo e voz dos Starlight cantando junto das crianças

O salão de festas Renaissance, em Mississauga, foi pequeno para tantos admiradores. Salão apinhado de gente, ânsia nos rostos e no peito, vontade incontida de dar ao pé, ao compasso das cantigas novas que estavam perto de escutar.
Frank Alvarez, Presidente da CIRF e FPtv, deu as boas-vindas a todos e agradeceu a grande participação do público. A seguir, apresentou o simpático Padre João, que fez a oração da noite. O jantar foi, como sempre bom e bem servido.
Depois, para acalmar as mentes e os corações, subiu ao palco a jovem Catarina Avelar, dos Estados Unidos, elegante e talentosa, que o Tony Melo convidou para abrir o espectáculo de apresentação do novo álbum "Peço Tanto a Deus". Catarina Avelar, muito bem vestida e sorridente, com o excelente apoio musical do trio de guitarristas, Manuel Moscatel, Tony Melo e Hernâni Raposo, saudou o grande público com um punhado de fados tradicionais, com a sua expressiva e bonita voz, conquistando de imediato a simpatia geral e dando motivos de sobra para novos convites de actuações no Canadá. Catarina Avelar, tem o sabor e a raça que o fado exige. Muitos lamentaram a saída da Catarina Avelar da canção ligeira -onde também obteve sucesso!- para o fado, um risco sempre difícil de superar, mas que ela soube ultrapassar e mostrar que estava certa na mudança. Aliás, em conversa connosco, disse:
-Em certa altura da minha vida, e por gosto pessoal, comecei a apaixonar-me pelo fado. Comecei a cantá-lo... e nunca mais parei! Estou muito feliz pelo passo que dei, canto o fado e sinto-me do fado! Espero que me aceitem como tal, fadista de corpo e alma.
-Claro que sim, Catarina. Não há que não goste de ouvir-te cantar o fado.-Foi a nossa resposta, na certeza de estarmos certos.


Tony Melo e a família Starlight na canção “Peço tanto a Deus”.


Depois da serena e feliz Catarina Avelar, subiram ao palco os "endiabrados" Tony Melo, Luís Furtado (baixo), Danny Silva (Bateria), Jerry Cabral (Guitarra) e Danny Braga (Teclas) que, sob o aplauso do público, iniciaram o espectáculo de apresentação do seu último trabalho gravado, com toda a vibração, simpatia, e o desejo de manter bem viva a onda de ritmo a que habituram os seus admiradores.
E, naturalmente, conseguiram-no e, até, superaram-na!
Canção após canção, o STARLIGHT aumentava a emoção na sala, particularmete, porque "proíbiram" o público de dançar até ordens para tal. O público cumpriu. Compreendeu que havia um programa montado e, como tal, esperou para ver e, só depois, participou físicamente, no espectáculo.


Catarina Avelar acompanhada por Manuel Moscatel, Tony Melo e Hernâni Raposo.

Uma das importantes partes do show foi quando o STARLIGHT tocou e cantou dois trechos de música popular, de ritmo portenho, que deu aso a que o quarteto Mina Catarino, João Catarino, Isabel Oliveira e Danny Viveiros, vestidos a rigor à moda do Minho, fizessem uma demonstração magnifica do folclore minhoto, deliciando os presentes com a sua actuação. Um dos grandes momentos da festa. Também, foi com muita emoção, e algumas lágrimas no canto dos olhos, que Tony Melo interpretou o tema "Peço Tanto a Deus", acompanhado das vozes da filha Linda Melo, e do filho do Luís Furtado, Erin Furtado, que teve ainda a companhia das respectivas mamãs. Um grande momento de ternura e muito amor familiar, que o público saudou com fortes aplausos.


Os Starlight e a sua gente.


E, a partir destes momentos especiais, a participação dos admiradores na "mirrada" pista de dança. Muito ritmo, muita alegria, muitos motivos para esquecer o dia-a-dia e dar tudo o que havia para dar, numa animação contagiante, que não permitia parar ou voltar atrás.
Tony Melo, sempre bem disposto e comunicador, na sua voz diferente e segura, ofereceu canções-atrás-de-canções, cada qual com o seu sabor, pondo ao rubro todos os presentes na festa. Tony Melo, e seus companheiros, estão no auge da carreira e, se o destino assim quiser, estão mais do que preparados para seguir a grande viagem do sucesso. Aceleraram, já nada nem ninguém os detem. Nem o grande público da diáspora portuguesa, deixará de apoiar o STARLIGHT e, se possível, o lançará cada vez mais longe. Rigorosos, populares e cumpridores, os componentes do STARLIGHT estão prontos para o que der e vier. E, sente-se, que têm muito mais para dar. Em cada novo trabalho nota-se uma melhoria gradual, fruto da experiência do grupo, e da capacidade criadora do Tony Melo.


Isabel Oliveira, Danny Viveiros, Mina e João Catarino o quarteto do folclore.


Estão todos de parabéns! Este trabalho,"Peço Tanto a Deus", vai ao encontro dos desejos dos admiradores do STARLIGHT, e das suas novas conquistas. Sim, o caudal de admiradores do STARLIGHT, aumenta cada vez mais. De ribeiro passou a rio, de rio passou a mar...
Tony Melo agradeceu a todos aqueles que contribuíram para o êxito da festa e apresentou o seu irmão Dinis Melo, Presidente da organização Maré Viva - Festa do Chicharro, na Ribeira Quente, São Miguel. Outra festa que não devem perder.