Supersonics, 0 - Santa Clara, 5

Festa do futebol em Cambridge
com os micaelenses em pré-época no Ontário

João G. Silva (fotos e texto)
Adiáspora.com

O Clube Desportivo Santa Clara, de São Miguel, Açores, está em digressão pelo Ontário, em preparação com vista ao próximo campeonato português da Liga de Honra. No passado domingo de visita a Cambridge, os encarnados de São Miguel venceram por cinco bolas a zero a equipa do Supersonics, da Ontario Soccer League (OSL), no quarto encontro já disputado no Canadá.

Desta feita, os adeptos de futebol da cidade da cidade de Cambridge, tiveram a oportunidade de testemunhar uma boa partida em que o Santa Clara dominou ao apontar cinco golos, entre outras tantas perdidas, dos seus avançados.

Antes do início do jogo tocaram-se os hinos nacionais de Portugal e Canadá e os dirigentes dos dois clubes, Alberto Rego, Presidente do Supersonics, e Luciano Melo, vice-presidente do Santa Clara, trocaram lembranças; como também foi entregue à presidente do Clube Português de Cambridge um quadro do Santa Clara aquando da passagem desta equipa pela I Liga portuguesa. A oferta foi para marcar a passagem dos “encarnados” de São Miguel por esta cidade, onde residem milhares de cidadãos portugueses que assistiram com agrado a esta troca de amizade entre açorianos.

Antes do início da partida, foi chamado ao relvado Paulino Ferreira, antiga glória santa-clarense, assim como Francisquinho, para darem o pontapé de saída a este encontro amigável e de preparação.

Quanto ao jogo, as equipas entraram em campo a estudarem-se mutuamente, jogando aberto, com iniciativas de parada e resposta para ambos os lados. Mas foi a equipa visitante que, no decorrer da contenda, criou maior perigo e melhor trocou a bola entre si, atirando a primeira bola ao poste num cruzamento. Na resposta os Supersonics também viram a barra devolver uma bola que levava selo de golo.

O jogo estava equilibrado mas o Santa Clara dominava com jogadas de ataque criando mais situações de perigo; e aos 30 minutos o ponta-de-lança Mateus inaugurou o marcador ao apontar o primeiro golo numa recarga à baliza contrária. Os “encarnados” de Ponta Delgada continuaram a jogar a seu belo prazer e perto dos 45 minutos fizeram o segundo golo, com o guarda-redes dos anfitriões a defender a bola para a frente. Novamente numa recarga, desta feita de cabeça, Basílio atirou para o fundo das malhas. Estava feito o 2-0, resultado com que se atingiu o intervalo.

No segundo tempo verificaram-se as respectivas trocas de jogadores na equipa do Santa Clara - que continuou a dominar a partida – enquanto que a equipa visitada baixou de ritmo e veio a sofrer mais três golos: Júlio César, que entrou na segunda parte, bisou ao apontar o terceiro e quarto golos, enquanto que o quinto foi marcado por Ruben Rodrigues fixando o resultado final em 5-0.

Muitas foram as oportunidades perdidas pelos avançados santa-clarenses, que podiam ter elevado o marcador. Mas também faltou alguma sorte ao Supersonics, que podiam ter apontado o seu golo de honra.

Depois de no dia anterior o Santa Clara ter empatado em London a uma bola, contra uma selecção local, os micaelenses voltaram às vitórias ao golearem o adversário de Cambridge. Verificámos uma melhoria no conjunto da equipa encarnada, desde a derrota sofrida em Brampton, frente ao Stallions, na passada quinta-feira à noite.

 

Ainda em Cambridge, ao fim da tarde, a direcção do Supersonics ofereceu um jantar de confraternização com os dois clubes, um acto de amizade por parte dos organizadores desta festa do futebol realizada no último domingo em Cambridge.

Ficha do jogo

Santa Clara – João Botelho; Bruno Novo, Gomes, Anselmo, Marquinhos, Zeca, Victor Silva, Livramento, Nuno Sociedade, Mateus e Basílio.
Na segunda parte alinharam:
Fernando; Portela, Jorge Humberto, Kall, Vinicius, Maurinho, Siston, Júlio César, Edilson, Ruben Rodrigues e Hugo Henrique.
Treinador: Paulo Sérgio.

Eis os resultados da pré-época, da equipa de São Miguel,
em terras Canadianas, até à data:

Benfica de Toronto, 2 - Santa Clara, 5
Brampton Stallions, 2 - Santa Clara, 1
Sel. C.P. London, 1 - Santa Clara, 1
PCC Supersonics, 0 - Santa Clara, 5

Próximos jogos

2 de Agosto, em Streetsville, Mississauga: Croacia Canadians – Santa Clara

4 Agosto, em Hamilton: Selecção da Canadian Soccer League – Santa Clara

5 Agosto, em Toronto: Serbian White Eagles – Santa Clara