DIRECTORA REGIONAL DAS COMUNIDADES ACOMPANHA
MINISTRO DOS NEGÓCIOS ESTRANGEIROS
NA DESLOCAÇÃO AO CANADÁ


O presidente do Governo Regional dos Açores, Carlos César, disse esta tarde, na Praia da Vitória, que o executivo que lidera apoia totalmente a decisão do Governo da República de enviar ao Canadá o ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Freitas do Amaral, para conversações com as autoridades canadianas sobre o caso dos cidadãos portugueses indocumentados que estão em vias de ser repatriados.

“É uma iniciativa importante e justificada, face à situação”, disse o presidente do Governo, acrescentando que “nós próprios temos desenvolvido muitos contactos” no sentido de ser encontrada uma solução para o súbito endurecimento da aplicação de uma lei já existente que pode significar a deportação estimada de 15 mil emigrantes em situação ilegal.

Sinal desse empenhamento e da concertação de estratégias com a diplomacia portuguesa é a presença na comitiva de Freitas do Amaral da directora regional das Comunidades, Alzira Silva, anunciou o chefe do executivo.

Carlos César disse, depois, que a consumação das deportações, a ter que ser feita, deveria ter em conta dois princípios fundamentais, “como temos vindo a defender”: o da qualidade e o da gradualidade.

“Qualidade do ponto de vista, não só da questão humanitária” que se coloca, “mas também do contributo que esses cidadãos dão à economia e à sociedade canadianas”, explicou, acrescentando que o conceito de gradualidade que defende se prende com a necessidade de fasear esses repatriamentos, no caso de ser impossível evitá-los, de modo a dar tempo para capacitar as regiões para o acolhimento.

GaCS/FA

Anexo: Fotografia GaCS/Valter Franco