Presidente do Governo Regional visita Uruguai em Janeiro de 2007

O presidente do Governo Regional dos Açores vai visitar o Uruguai em Janeiro do próximo ano, a convite da comunidade de origem açoriana radicada neste país da América do Sul.

A deslocação do chefe do executivo, que coincidirá com as comemorações da Semana dos Açores no Uruguai, foi anunciada por Carlos César, após um encontro, hoje, no Palácio da Conceição, com o conselheiro das Comunidades Portuguesas, Luís Panasco, eleito pelo circulo do Uruguai, Chile, Perú, Colômbia, Panamá, Equador e México.

Em declarações aos jornalistas, o presidente do Governo realçou o “lugar de relevo” da comunidade açoriana no País, recordando que os primeiros emigrantes dos Açores (mais 50 famílias) se fixaram no Uruguai, provenientes do Brasil, na segunda metade do século XVII.

Do ponto de vista dos Açores há um interesse natural em mater todas as manifestações da presença açoriana no Uruguai, acrescentou, ao considerar honroso o convite recebido para visitar o País.

Num país com cerca 3,5 milhões de habitantes, a presença açoriana é particularmente notada na cidade de S. Carlos, indicou Luís Panasco.

GaCS/AP

Anexo: fotografias GaCS/Valter Franco