VILA FRANCA DO CAMPO VAI TER UM NOVO
PORTO DE PESCA COM FUTURO

O subsecretário regional das Pescas, Marcelo Pamplona, anunciou, quinta-feira, na ilha de São Miguel, que o início da obra de construção do novo porto de pesca de Vila Franca do Campo está previsto para o primeiro trimestre do próximo ano.

Numa reunião com pescadores locais, o subsecretário regional salientou, a propósito, o grande empenhamento do presidente Carlos César na concretização daquela obra, que corresponde a um anseio muito antigo dos pescadores de Vila Franca, e que lhes irá, finalmente, proporcionar melhores condições de segurança e de trabalho.

Marcelo Pamplona apresentou a reformulação do projecto daquela nova infra-estrutura portuária, resultante de novos estudos e testes realizados no sentido de permitir que as embarcações de pesca locais possam estar sempre a flutuar durante todo o ano, no seu interior, independentemente das condições do mar.

O novo projecto apresenta, nas obras de mar, um molhe de protecção com maior extensão (560 metros), um molhe com 200 metros (400 metros de cais acostável) e um passadiço flutuante para embarcações de menor calado.

O interesse do novo projecto, na opinião do subsecretário regional das Pescas, resulta agora, das melhores condições de abrigo, durante todo o ano, que a infra-estrutura vai permitir, servindo, portanto, como porto de abrigo e de descarga para a frota pesqueira de média dimensão.

 

Na reunião com os pescadores de Vila Franca foi, ainda, confirmada a possibilidade da existência, nas zonas circundantes, de uma pequena oficina de reparação naval e de um espaço aberto para os pescadores beneficiarem as suas embarcações, situação que também corresponde ao desejo dos armadores de pesca locais.

Marcelo Pamplona acredita que o projecto possa ser lançado a concurso público ainda no corrente ano, levando a que o início das obras se verifique no primeiro trimestre de 2007, com um prazo de execução entre os dezoito e os vinte e quatro meses. O novo porto, cuja construção se insere na reforma dos portos de pescas que o Governo Regional está a implementar em todas as ilhas, vai representar um investimento público da ordem dos 10 milhões de euros e será, incluído, para efeitos de comparticipação europeia, no próximo Quadro Comunitário de Apoio.

GaCS/JMB
Anexo: Fotografias GaCS/João Freitas