Viver com o povo - Ribeira Grande

Nota aos órgãos de comunicação social

Andreia Rosa
Marlene Costa

Adiáspora.com

Na sequência do projecto “Viver com o Povo I”, levado a cabo em 2005, o Centro Social e Paroquial da Maia, conjuntamente com o Núcleo Local de Inserção da Ribeira Grande e o Serviço de Voluntariado Nacional, ligado às Irmãs Doroteias, voltou este ano a promover uma intervenção comunitária com crianças, jovens e adultos da Ribeira Funda e Fenais d’Ajuda.
Este projecto esteve a cargo de um Grupo de Voluntárias, composto por 8 jovens universitárias e recém-licenciadas e uma Irmã Doroteia, oriundas de Lisboa e iniciou o seu trabalho no passado dia 31 de Julho, tendo terminado a 9 de Agosto, com festas-convívio, em ambas as localidades.
Face ao sucesso do projecto “Viver com o Povo I”, na Ribeira Funda, este ano, “Viver com o Povo II” estendeu-se aos Fenais da Ajuda. Esperam os promotores deste evento, que o resultado desta intervenção comunitária seja positivo, tal como aconteceu no ano passado, em foi criado uma “Escola de Mães”, onde um grupo de mulheres da Ribeira Funda se reúne semanalmente, com vista a aprender e aperfeiçoar alguns trabalhos manuais, designadamente a costura, tricô, renda, ponto cruz, etc., e discutir temas como a conjugalidade, parentalidade, cancro da mama, higiene oral, bem como partilhar experiências.
Este ano e ao longo dez dias, realizaram-se trabalhos de expressão plástica, jogos tradicionais e actividades motoras, como a ginástica e jogos de movimento e ritmo para Crianças, assim como debates temáticos, encenações e visualização de filmes para Jovens. Realizaram-se ainda actividades para mulheres, visando a auto-estima e a valorização pessoal, abordando, essencialmente, a alimentação, a saúde, a culinária, a higiene e a decoração do lar.

 

 

Para além destas actividades direccionadas para as diferentes faixas etárias, foram ainda organizados 2 passeios para a Lagoa das Sete Cidades e para o Pinhal da Paz, tendo-se promovido serões, onde os diversos grupos de gerações puderam trocar experiências e saberes, num autêntico ambiente de festa e união.
No dia 9 de Agosto de 2006, realizou-se a exposição dos trabalhos de pintura e trabalhos manuais, bem como actividades que foram preparadas ao longo dos 10 dias, como o canto, a dança, o teatro, fantoches, etc.
Para o encerramento, foram convidadas as diversas entidades parceiras que desde o início do projecto colaboraram para o boa prossecução deste projecto – “Viver com o Povo II”.
É de salientar que, ao longo desta jornada, sempre se procurou pautar todas as acções com alegria e encarar o quotidiano com vitalidade, de modo a deixar que o sonho fosse sempre o líder dos objectivos deste trabalho e assim, da aprendizagem conjunta fossem criadas marcas de cooperação, solidariedade, autonomização, respeito, trabalho e felicidade.