Brampton, Ontário – Canada

NOVA IMAGEM DO SENHOR SANTO CRISTO
NA IGREJA DE NOSSA SENHORA DE FÁTIMA

João G. Silva (Texto e fotos)
Adiáspora.com

A Paróquia portuguesa de Nossa Senhora de Fátima, na cidade de Brampton, conta gora no seu acervo com uma nova imagem do Senhor Santo Cristo, feita em Braga, e cópia fiel da que se encontra no Convento da Esperança de Ponta Delgada, ilha de São Miguel nos Açores.

A devoção ao ''Ecce-Homo” tão arraigada na alma açoriana, em especial na dos micaelenses, já conta com uma capela decorada a preceito no sector lateral do templo paroquial. A iniciativa dos padres Andrej Chilmon e Manuel Quintal foi secundada pelo povo mais devoto com entusiasmo. Todos seguiram com interesse as obras da capela e contribuíram para as despesas da aquisição desta obra de arte sacra e seu transporte do continente português até ao Canadá.

A festa anual do Senhor Santo Cristo dos Milagres é realizada, todos os anos, no quinto domingo após a Páscoa, na cidade de Ponta Delgada, em São Miguel.

Levada pelos açorianos para terras da diáspora portuguesa no norte da América e além, a devoção popular ao culto do Senhor Santo Cristo teve a primeira realização festiva há mais de quarenta anos, na igreja de St. Mary's Church (Toronto) com o pároco Alberto Cunha, hoje reformado, e a imagem foi oferecida pelo grande músico e primeiro entertainer da comunidade portuguesa a ser conhecido e admirado por canadianos de todas as origens, Mariano do Rego (falecido), natural da Ribeirinha, conselho da Ribeira Grande (S. Miguel), onde se realizou a primeira procissão aqui em Toronto no Canadá.

Mais tarde seguiram o exemplo outras paróquias portuguesas como Cambridge, London, Kinston e Leamington, no Ontário, e muitas outras no resto do Canadá e nos EUA. Nelas é feita todos os anos a Procissão da Mudança da Imagem, na véspera, com a Eucaristia e Procissão Solene pelas ruas no dia da festa, embora muitas escolham uma data diferente da que se observa em São Miguel e Toronto.

Nas comunidades do Canadá, os portugueses de origem açoriana são em percentagem superior 65% do total, com o resto integrado por continentais e madeirenses. Por isso, a devoção ao Santo Cristo é hoje tão popular na diáspora, sendo a segunda depois das do Espírito Santo.

Um agradecimento ao Pe. Manuel Quintal que na ausência do pároco, Pe. Andrej Chilmon, teve a gentileza de nos fornecer as informações deste artigo.