ASSOCIAÇÃO CULTURAL DO MINHO DE TORONTO
EM FESTA DE ANIVERSÁRIO
CONJUNTAMENTE COM A REALIZAÇÃO DA
IV SEMANA CULTURAL MINHOTA

Toronto 2002

Por Carlos Morgadinho - Adiaspora.com

Com a abertura oficial das comemorações do 25° Aniversário natalício no dia 7 de Outubro de 2002, Segunda-feira, pelas 18.30, deu-se início às festividades deste popular Clube Regional da nossa comunidade englobando simultaneamente a sua IV Semana Cultural e o arraial de Santoínho. Assim, naquele dia procedeu-se ao corte da fita pelo sócio benemérito, João Dias, conjuntamente com os Presidentes do Executivo e Assembleia-Geral, Alexandre Barbosa e Paulo Pereira, respectivamente.

Seguidamente foi a vez dos diversos representantes de clubes e associações presentes de congratularem aquela colectividade aniversariante com a entrega de placas comemorativas, dentro dos quais destacamos a Casa das beiras, o Clube de Peniche, o Clube Migrante de Barcelos, a Casa dos Poveiros, o Arsenal do Minho, o Centro Cultural Português de Mississauga e a Aliança dos Clubes (ACAPO), este último nas pessoas de José Eustáquio e Rosa de Sousa, além do vereador de Toronto luso-canadiano, Mário Silva, que por outros afazeres não pode comparecer mas que se fez representar por Ana Bailão, membro do seu gabinete autárquico.

De seguida foi servido um Porto-de-Honra aos presentes tendo sido ao mesmo tempo aberta a galeria onde estavam expostos centenas de artigos de artesanato daquela região de Portugal onde as miniaturas em madeira, olaria, louça fina, os diversos e vistosos trajes do Minho, rendas, toalhas e outros interessantes, encantaram quantos ali presentes.

Para ver as fotos clique aqui

Durante aquela semana foi uma autêntica azáfama de eventos, desde o gastronómico às cantigas ao desafio onde os cantadores, José Pires, Rosa Barros, Augusto Bandeira, Nogueiras e outros se "degladiaram" e criavam a boa disposição e o riso acompanhados por um grupo de tocadores de concertina, dos quais destacamos o Octávio Barros, Joaquim Araújo, José Cerqueira, Manuel Barros, Manuel Ribeiro, Lino Virgolino, Augusto Bandeira, José Rodrigues, José Martins, António Pereira e muitos outros cujos nomes não nos foi possível obter durante aqueles calorosos momentos de alegria.

No Sábado, dia 12 de Outubro de 2002, foi realizado o jantar de gala comemorativo das bodas de prata desta associação nas instalações de Downsview Park, e a qual compareceram umas largas centenas de sócios, familiares e amigos daquela nossa associação comunitária que contou também com a presença do Cônsul-Geral de Portugal em Toronto, Dr. João Perestrello que, na sua alocução, exaltou o trabalho magnífico desta colectividade em prol da cultura portuguesa e, obviamente, da Região do Minho por estas terras canadianas.

No Domingo, dia 13, foi a vez da celebração do Santoínho, no mesmo local do dia anterior, Downsview Park, onde mais de um milhar de pessoas compareceram para participar celebrar este tão importante evento muito do agrado das gentes do Alto Minho, que é o arraial de Santoínho, onde a alegria minhota deu largas, desde a dança à gastronomia, esta com a presença de sardinhas e broa e as febras, caldo verde, obviamente tudo bem "regado", com vinho verde e champarreão, O Folclore com a actuação dos Ranchos do Arsenal do Minho e Associação Migrante de Barcelos e muito povo que não resistiram de ali mostrar o que valiam naquelas danças tradicionais, seguido dos "cabeçudos", por todos conhecidos por "Zé Pereiras", e espectáculo com o duo São Lindas. A música de dança esteve, e bem, ao cuidado do conjunto Império que "empurrou" aquela multidão para a pista de dança até à exaustão.

Ao que parece esta gente do Minho não quer perder mas sim manter e divulgar os seus valores culturais, mantendo-as bem vivas tão longe do chão que os viu nascer.

Parabéns à Associação Cultural do Minho por mais um êxito nas festividades deste ano que, já temos dito várias vezes, no é fácil elaborar eventos desta envergadura.