Terça-feira, dia 5 de Novembro de 2002

Abriu este sarau com a passagem de um vídeo da autoria e realização da RTP-Açores sobre a temática "A Nossa Terra", desta, sobre Vila Franca do Campo na Ilha de S. Miguel com um historial sobre o seu nascimento, o seu ilhéu e povoação, o que parece, sobre a direcção do el-rei D. Duarte em face de, na Ilha de Santa Maria, a primeira a ser descoberta e povoada, não possuir um porto de abrigo para as embarcações. Embora, a primeira povoação na Ilha de S. Miguel a ser povoada fosse efectivamente a Vila da Povoação, a capital da ilha foi transferida pelas razões supra citadas para Vila Franca do Campo. Por ironia do destino provou-se não ser aquela povoação um porto seguro e vindo ao longo dos anos a ser destruído pelos abalos sísmicos e bastantes perdas de vidas. Finalmente, segundo aquele documentário, foi a vez de Ponta Delgada a assumir-se como capital e porto marítimo daquela ilha, mantendo-se assim nos nossos dias.

Agradou imenso este trabalho que a muitos, senão quase todos elucidou sobre os primeiros tempos naquele arquipélago.

De seguida, foi a vez da intervenção do Dr. Victor Cruz, deputado e líder do PSD-Açores, muito interessante e elucidativa da vida política e social daquela região. No final desta, o presidente da Casa dos Açores de Toronto, Sr. Fernando Faria, entregou uma lembrança alusiva àquela Semana Cultural, principiando ao mesmo tempo as seguintes palavras: "Depois de uma palestra como esta, que me deixou bastante emocionado e, como já disse no primeiro dia, a Casa dos Açores não é uma associação política, mas quem fala assim (referindo-se ao Dr. Cruz), só pode ser o próximo Presidente da Região Autónoma dos Açores!" Palmas. Palavras contraditórias estas do Sr. Fernando Faria, que, fosse qual fosse a sua simpatia ou filosofia política, deveria respeitar aquela Casa Associativa e os presentes, fora dos seus ideais. Aliás, durante aquela Semana Cultural o Sr. Fernando Faria repetiu aquela frase duas vezes.

A animação da noite ficou a cargo da fadista Luciana Machado que, acompanhada pelos guitarristas Gabriel Teves, José Pereira e Januário Araújo fez jus à reputação de excelente artista que goza no nosso meio artístico. Esta senhora, oriunda de S. Miguel, agradeceu no final da sua actuação a visita do Dr. Victor Cruz, exteriorizando a alegria e o prazer de ter tão alta personalidade como o Dr. Victor Cruz entre nós, pois trazem nos consigo um bocadinho de Portugal. Grande prova lição de portugalidade através das singelas palavras desta nossa fadista.

Terminou a noite com convívio e petiscos regionais.


Quarta-feira, dia 6 de Novembro de 2002

Abre a noite com mais uma passagem do vídeo "A Nossa Terra" desta feita, sobre a rica cultura açoriana. Seguiu-se uma palestra pelo Mestre António Tabico sobre a temática "Os Romeiros da Ilha de S. Miguel", uma tradição secular naquela ilha. Este orador é bem conhecido na nossa comunidade, não só pelo restaurante na nossa praça de que é proprietário, mas também como pela liderança de um grupo de romeiros que se deslocam a S. Miguel anualmente para as suas peregrinações. Bastante elucidativa com a narração de alguns episódios, uns bastante hilariantes.

Seguiu-se a palestra pelo Prof. José Carlos Teixeira, docente da Universidade de Toronto, sobre os jovens luso-canadianos sujeito ao tema "Em Busca de uma Identidade". Mais uma vez, este tipo de intervenção agradou a audiência por focar assuntos de suma importância na vida das camadas mais jovens na comunidade de Toronto.

Abrilhantou aquela noite o artista e compositor Daniel Carvalho que nos ofereceu momentos musicais bem agradáveis.

Terminou a noite com convívio e petiscos regionais.

Página: 1 | 2 | 3 | 4 | 5