XV ANIVERSÁRIO DO FUTEBOL CLUBE DO PORTO DE TORONTO

(1987-2002)

Por Carlos Morgadinho - Adiaspora.com

Este importante Clube da nossa comunidade acabou de celebrar o seu XV Aniversário com um Porto-de-Honra na sua sede social na sexta-feira, dia 30 de Novembro de 2002, e um jantar de gala no dia seguinte, Sábado, pelas 20.00 horas no restaurante Europa Catering, cujo salão foi deveras pequeno para acomodar tanta gente entre sócios, familiares e amigos deste clube de raízes nortenhas. Como é habitual, teve como convidados de honra vindos expressamente para este evento, dois grandes nomes do passado que integraram a equipa dos Dragões, aquela que tantas alegrias deu aos seus adeptos e honrou o nosso futebol, conquistando, com os seus esforços inúmeros títulos e taças. Foram eles Lima pereira e Rabah Madjer - quem não se recorda deles?- que com as suas presenças abrilhantaram estes dias festivos em Toronto e que foram alvo de honrarias, abraços e carinho de centenas de compatriotas aqui residentes por estas terras do Canadá.

Na sua mensagem por ocasião desta efeméride, o Presidente da Assembleia do F.C. do porto de Toronto, Sr. António Campos, afirma "sentir-se lisonjeado por fazer parte de uma equipa que não tem medido esforços. Tirando por vezes horas destinadas ao descanso." Acrescenta ainda que "Quinze anos se passaram, ano de 1987, ano de ouro, ano que ficará na memória de todos, e tudo que havia para ganhar ganhou-se, fruto de reconhecimento de uma luta de trabalho em prol das nossas raízes, tradições e cultura. Quinze anos de trabalho árduo conjugado com a vida profissional de cada um de nós, e ao mesmo tempo manter o apoio familiar. Situações que não têm sido fáceis, quando se quer ser director e trabalhar para um crescimento de uma massa associativa, mas com amor à camisola e ao Porto, conseguiu-se chegar a esta etapa bonita da vida do nosso Clube, nesta cidade multicultural de Toronto, e por ser multicultural torna-se mais difícil dar continuidade ao nosso trabalho, quando os nossos filhos se cruzam com outras raças, daí a incógnita do futuro. No entanto espero que o futuro seja risonho, para esta filial, e para todos quantos servirem o Futebol Clube do Porto de Toronto nestes quinze anos entre homens e mulheres que se dedicaram de corpo e alma a esta causa na divulgação da cultura de ser portista."

Pois aquele jantar ficou na memória de todos quanto comparticiparam, tendo tido a presença do luso-canadiano Ministro da Cidadania da Província do Ontário, Carl de Faria, ex-atleta do Futebol Clube do Porto nos seus tempos de jovem, quando ali vivia e frequentava a Universidade do Porto. Os dois ex-atletas Lima Pereira e Madjer não tiveram descanso para os pedidos de autógrafos e para a fotografia, o que prova a popularidade que, após tantos anos passados, ainda gozam, sendo bem queridos pelos seus admiradores.

O Rancho Folclórico da Casa, formado na sua maioria por jovens, como é da praxe nestas efemérides, actuou mostrando mais uma vez a sua excelente coreografia.

Também naquela noite Rogério Vieira foi homenageado, sendo apontado sócio de mérito daquela colectividade pela sua dedicação, voluntariado e inúmeras vezes membro da Direcção daquele nosso clube comunitário. Aplaudimos esta escolha pelo muito que o homenageado tem vindo a fazer, a título gracioso, em prol da sua comunidade. De facto, este nosso compatriota proprietário de uma empresa de carpintaria - "Top Ten Carpentry" - ainda arranja tempo livre para se envolver na vida associativa, sendo ele também membro da Direcção da Associação 25 de Abril, Delegação de Toronto (Núcleo Capitão Salgueiro Maia) e da Banda Filarmónica do Senhor Santo Cristo da Igreja de Santa Maria. Um óptimo exemplo para todos os membros da comunidade portuguesa torontina.