Dia de Camões em Brampton

A bandeira portuguesa também se fez hastear na Ken Williams Square em Brampton, cidade localizada na grande periferia de Toronto. Aqui, como em outras localidades do Canadá, Camões e o Dia da Nacionalidade não deixaram de ser celebrados pelas gentes portuguesas. É relevante notar que, em todas as localidades canadianas onde houveram festejos do Dia 10 de Junho, as autoridades canadianas fizeram-se representar, demonstrando, assim, o seu apreço pelas comunidades portuguesas aqui radicadas.

Presentes na cerimónia do Içar da Bandeira Portuguesa, a Presidente da Câmara de Brampton, Susan Fennell, o Ministro de Saúde do Ontário, Tony Clement, o deputado José Spina, o vereador municipal, Avtar Aujl e ainda o representante da Carabram, Mike McAstoker.

Em suas intervenções todos aludiram ao seu apreço pela comunidade e cultura portuguesa. O ministro Tony Clement focou o orgulho do povo português pelo trabalho e pelas suas raízes, comentário que muito agradou aos presentes.

Os convidados de honra tiveram ocasião de apreciar um pouco da nossa cultura popular, desde as ilhas ao continente, nas actuações dos diversos ranchos folclóricos e artistas portugueses que condimentaram as festividades do Dia 10 de Junho de Brampton. Participaram o Rancho do Português Community Centre de Mississauga, Rancho Etnográfico de Portugal, Rancho das Tricanas, Rancho da Casa das Beiras, Rancho da Nazaré, e os cançonetistas, Porfírio Ribeiro e Sara Pacheco. Um rancho folclórico de Brampton demonstrou as tradicionais chamarritas de S. Miguel enquanto um outro, composta de terceirenses, as marchas sãojoaninas. Tarde agradável em Brampton, bem à portuguesa!