ESTRONDOSO SUCESSO DO PAVILHÃO
DE PORTUGAL NA CARABRAM 2003

(Brampton, Ontário, Canadá - 11,12,13 de Julho de 2003)

Por Carlos Morgadinho - Adiaspora.com

Grande êxito do nosso pavilhão representativo de Portugal e suas gentes neste popular evento multicultural na cidade de Brampton, na periferia da Grande Toronto. Assim, através da colectividade Vasco da Gama Community Centre, este evento, mais uma vez, teve a presença e difundiu a nossa cultura no seio do melting pot etnocultural que compõe a população desta região. O nosso pavilhão esteve aberto nas instalações do Curling Club, sito no 46 McMurchy Avenue, pelo qual transitou um vasto número de visitantes.

É de salientar que este pavilhão, além dos espectáculos culturais de cariz portuguesa que apresentou, dispôs de um excelente certame do nosso artesanato e gastronomia. Esta última, ao que nos pareceu, já tem cartaz na população forasteira pela qualidade dos nossos deliciosos pratos típicos e doçaria tradicional. A prova real era bem visível pelo número de visitantes que formavam fila para adquirir os mesmos, e dificilmente se conseguia um lugar vago nas mesas do pavilhão por tão grande afluência.

Continuamente, ao longo daqueles dias, a nossa música, o nosso folclore e a nossa canção nacional, o fado, se fazia ouvir, sendo bem apreciada por todos os presentes que não se cansavam de aplaudir os artistas. Nomes já bem conhecidos do nosso meio artístico ali actuaram como Mano Belmonte, Sara Pacheco, Jessica Amaro, Hélder Pereira, Lisa Frias, Verónica Bolota, Daniel Carvalho, Otília de Jesus, Tony Câmara e Humberto Silva, além dos mestres da guitarra e viola, Gabriel Teves e Januário Araújo, respectivamente. O folclore não esteve ausente, estando representado pelos ranchos adulto e júnior do Centro Cultural Português de Mississauga, As Tricanas e o Rancho Folclórico da Nazaré. Um outro grupo de sucesso, naqueles dias, foi o grupo de marchas populares "Os Alegres", que deram um "cheirinho" das danças e cantigas contagiantes dos bairros populares de Lisboa.

Mas não foram só os elementos desses grupos que fizeram furor na Carabram 2003. A interacção dos bailarinos com a assistência resultou em muita gargalhadas e diversão. Isto é apenas uma amostra de quão difícil é saber-se a coreografia dos nossos bailados. Todavia, quase todos os estreantes acabaram por acertar o passo! Até a "Mayor" de Brampton (Presidente da Câmara Municipal), Susan Fennell, dançou, e bem, as marchinhas lisboetas com arco e balão. Descobrimos um futuro elemento para o nosso folclore naquela autarca! Manuel Alexandre, presidente da colectividade Vasco da Gama, e organizador deste nosso pavilhão que não se esqueça de convidar a Susan Fennel para integrar um futuro grupo de marchas populares! Esta autarca entregou também um cheque no montante de $2,000 ao Manuel Alexandre para cobrir parte dos custos incorridos na organização do nosso pavilhão durante aquela semana cultural, uma iniciativa que é de louvar.

As nossas felicitações à direcção do Vasco da Gama Community Centre pelo êxito alcançado este ano nestes eventos multiculturais, pois foi-lhe atribuído dois primeiros lugares na categoria de "Gastronomia"e "Decoração e Ambiente", além de outros dois segundos lugares no sector de "Cultura Geral do País" e "Melhor Pavilhão". É pois de salientar ser a primeira vez que uma representação portuguesa, nestes ventos multiculturais recebe quatro prémios simultâneos o que nos deveras apraz e honra

Afinal, as nossas actividades culturais são bem apreciadas e cotadas pelo público em geral que compõe o mosaico multicultural do Ontário, e que engloba mais de 100 grupos étnicos.