Discurso de Abertura proferido pela Dra. Alzira Maria Serpa Silva,
Directora Regional das Comunidades

"... Cinquenta anos depois do início da Imigração Oficial Portuguesa para o Canadá, é pertinente, é oportuno, é importante, eu direi mesmo é necessário, deitar uma vista de olhos ao passado e perspectivar os vários caminhos possíveis desse futuro sempre interrogado. Partimos, como disse o poeta, "de olhos molhados", buscando a sorte noutras paragens. Sofremos todas as circunstâncias do fenómeno da imigração nos anos 50, e nos que lhes seguiram, e eis nos volvidos meio século a celebrar o aniversário da página, um registo, produto da revolução tecnológica, que aproxima os pioneiros e seus descendentes das nossas origens, facultando informação para o conhecimento e enriquecimento desta jovem, mas adulta, comunidade. Parabéns Adiaspora por este ano e afirmação dos resultados obtidos.

O Governo Regional dos Açores tem acompanhado o alargamento do projecto da Adiaspora, como tem seguido também toda a movimentação cultural da comunidade de Toronto, o seu crescimento e a sua maturidade.

O dinamismo desta comunidade é apontado noutras cidades e noutras províncias do Canadá como um exemplo a seguir. É uma referência. Tenho sido testemunha pessoalmente deste apreço e admiração, que não posso deixar de aqui sublinhar neste momento de celebração, que é também um momento de reflexão.

Em 1996, O Governo Regional dos Açores compreendeu que a política a seguir para as comunidades tinha que ser uma aposta nova, e nunca o prolongamento da saudade dos anos 70 e 80. Não que a saudade não nos mereça todo o respeito. Constitui mesmo, na sua afectividade, um forte elemento construtivo de ligação às raízes. Mas não ficamos por aqui. Se as comunidades crescem social e culturalmente, os governos tem que lhes dar novas respostas e sugerir-lhes novos desafios.

Tem sido essa a nossa postura - não impor receitas nem ceder a paternalismos fáceis, mas ir ao encontro, auscultar, aprofundar, investir. Mediante regulamentos transparentes de análise e decisão, temos suscitado com sucesso a criatividade individual e associativa. Em forma de novos projectos, em forma de novas ideias, temos estimulado a abrangência comunitária dos objectivos destes mesmos projectos e temo-los aberto aos actuais contextos que nos e vos envolvem. Muitas propostas têm partido de vós, mas também temos desenvolvido iniciativas próprias, numa atitude de reflexão, de partilha, de evolução de trabalho conjunto.

Vamos continuar a ouvir-vos, a respeitar-vos, a reconhecer-vos o direito de ser, de optar e de construir. Estamos aqui para apoiar a construção e para vos felicitar por ela, co-responsabilizando-nos em parcerias que vos proporcionem o desenvolvimento social e o progresso comunitário.

Uma certeza posso, e devo, deixar aqui - não apenas para a Adiaspora mas para toda a comunidade Açoriana em Toronto - o Governo Regional dos Açores está sempre convosco. Muito obrigada, e bom trabalho."