NOSSA SENHORA DOS ANJOS

(Toronto, 2003)

por Adiaspora.com

A comunidade portuguesa de Toronto vestiu o seu fato domingueiro para comemorar, como vem acontecendo desde 1980, a Festa de Nossa Senhora dos Anjos.

O polimorfismo da devoção mariana entre as nossas gentes resulta em numerosas e diversificadas festas que honram os múltiplos atributos e virtudes da Virgem, a quem muitos recorrem em suas horas de aflição, e que, nestas terras de imigração, continua bem viva no seio do nosso povo.

A Igreja de Santa Cruz foi, nos passados dias 16 e 17 de Agosto, palco de ritos solenes onde os muitos fiéis e devotos que enchiam as ruas entre a Argyle e a Dundas, puderam, mais uma vez, dar testemunho colectivo e visível da sua fé. Participaram nestas festividades os seguintes sacerdotes: P. Libório Tavares da Igreja de Santa Maria, P. Carlos Faleiro e o Diácono Lino Pessoa da Igreja Cristo Rei de Mississauga, P. João Bertão da Igreja de S. Sebastião, P. João Mónico de Santa Inês, P. Celestino Aguiar de Mississauga, P. André Chilmon da Igreja da Sra. do Rosário de Scarborough, para além do pároco da Igreja de Santa Cruz, P. António Teixeira Pereira.

O programa deste ano iniciou no Sábado, dia 16, pelas 18.00 com missa solene, Seguiram-se as festividades que se prolongaram pela aquela noite de verão, com música bem à portuguesa através das actuações da Banda do Sagrado Coração de Jesus e da Banda e Grupo Coral "Ecos de Portugal". O arraial mais se animou com o som de Carlos Martins e Manuel Araújo, com o sobejamente conhecido cançonetista, Porfírio Ribeiro a encerrar o sarau.

Para os noctívagos e mais festejeiros, houve baile ao som bem animado do DJ Night Star.

A tarde de Domingo, dia 17, viu passar pelas ruas do quarteirão a Grande Procissão integrando um grandioso desfile de figuras bíblicas e andores, merecendo lugar de honra a maravilhosa imagem de Nossa Senhora dos Anjos, padroeira da festa.

Após o cortejo ter recolhido novamente à Igreja de Santa Cruz, donde originalmente saíra, houve a celebração da Eucaristia Solene, presidida pelo Pastor António Teixeira Pereira, com a inspiradíssima homília a ser proferida pelo P. André Chilamon.

O sucesso de Porfírio Ribeiro na noite de Sábado foi tal que, a pedido dos presentes, a organização decidiu à última hora, solicitar ao artista que regressasse no Domingo para a abertura do programa de variedades.

Deu-se continuidade às celebrações com as ágeis e coloridas danças do nosso folclore, desta feita a cargo dos Ranchos Folclóricos "Amor da Pátria" e "As Tricanas". O canto da alma portuguesa, o fado, esteve presente na voz de dois fadistas da nossa praça, Teresa Lopes e António Cordeiro, magistralmente acompanhados por Gabriel Teves na guitarra portuguesa e Januário Araújo na viola. A música das bandas filarmónicas também esteve aqui eximiamente representada pela Banda do Senhor Santo Cristo.

Por sua vez, o cómico "Carteiro" condimentou a noite com o seu humor apimentado bem à portuguesa ao retirar da sua mala de "funcionário dos correios" uma série de "postais" hilariantes.

Seguiu-se o tradicional sorteio onde a sorte bafejou alguns dos presentes, proporcionando-lhes inesperados e magníficos prémios.

A festa encerrou com a actuação do artista comunitário, Décio Gonçalves. Ao longo dos dois dias, houve bazar e por todo o lado os comes e bebes abundavam, não fosse algum devoto ficar sem alimento para o corpo.

Adiaspora.com felicita os organizadores por este acontecimento que muito enobrece e enriquece o calendário religioso-cultural da nossa comunidade. Esperamos nos encontrar novamente na edição 2004 da Festa da Nossa Senhora dos Anjos.