GRANDE PARADA DE NATAL EM TORONTO

(Toronto, 16 de Novembro de 2003)

Por Carlos Morgadinho - Adiaspora.com


Mais de meio milhão de pessoas encheram as ruas de Toronto no trajecto da tradicional Parada de Natal, naquele Domingo, dia 16 de Novembro de 2003, à tarde, para assistirem àquela Parada, onde algumas dezenas de carros alegóricos e bandas de música, além de milhares de figurantes, desfilaram durante mais de duas horas, fazendo a alegria das crianças e dos adultos. Das bandas que incorporavam aquela parada, destacava-se uma portuguesa, a Filarmónica do Senhor Santo Cristo da Igreja de Santa Maria, que muito garbosos e de barrete vermelho (do Pai Natal) lá iam marchando e tocando as músicas alusivas a esta quadra festiva, recebendo grande ovação do público que se aglomerava no trajecto da Parada.

Esta Parada percorre as principais artérias de Toronto, com início no parque municipal de Christie Pitts, na zona da Grace e Bloor Street, estendendo-se por esta última rua até à University Avenue, donde, seguidamente, segue em direcção à Front Street, virando depois para leste para dispersar na Jarvis Street.

Esta já famosa Parada do Continente Norte Americano está prestes a comemorar o seu centenário, em Dezembro de 2004, sendo o seu criador o comerciante e filantropo, Senhor Timothy Eaton, fundador e proprietário dos famosos armazéns e lojas com o seu nome, "Eaton's".

Como é da praxe neste evento, os Correios do Canadá (Canada Post) abre o desfile com algumas viaturas e dezenas de carteiros na missão de recolha de milhares de cartas dirigidas ao Pai Natal que as crianças lhes vão entregando ao longo do percurso.