Reportagem patrocinada pelo Banco Comercial dos Açores em Toronto

PRESS RELEASE


O ESPÍRITO SANTO EM VANCOUVER - CANADÁ
Festas do Divino Espírito Santo

Organização da Associação "Tradição da Ilha Terceira"
1-2 de Junho de 2002

A comunidade portuguesa de Vancouver, na Colúmbia Britânica, reuniu-se para a celebração das tradicionais Festas do Divino Espírito Santo. Embora distanciados pelo extenso território entre a faixa litoral oriental e ocidental do Canadá, partilham, nestas distantes terras do Novo Mundo, os costumes e ritos de fé da terra mãe, da qual um dia partiram, em busca da esperança e melhor futuro para os seus. O seu espírito pioneiro, que, muitas vezes, fizeram das gentes portuguesas os pilares sobres as quais se construí as sociedades hodiernas norte americanas, empreendeu, desta feita em Vancouver, um louvável esforço que visou aglomerar os luso canadianos da região nos Festejos do Divino Espírito Santo.



A comissão de festas da Associação "Tradição da Ilha Terceira", liderada pelo Sr. Jorge Lima, tem chamado a si, nos últimos dois anos, a responsabilidade de organizar este evento. Com o objectivo de promover a celebração conjunta das tradições açorianas entre os portugueses da Colúmbia Britânica, a comissão preza-se do facto que, este ano, houve maior aderência do que no ano transacto. A diversidade de irmandades e colectividades enriquecem o cortejo, prestando-lhe cor e vida. Este ano a Irmandade dos "Amigos do Pico", Portuguese Association of the Holy Spirit de Osoyoos, B.C., a Irmandade Portuguesa do Divino Espírito Santo – Cultural Society of B.C. de Surrey, B.C. (Colúmbia Britânica) vieram dar o seu valioso contributo.


As Celebrações do Divino Espírito Santo iniciaram, na tarde de Sábado, com um cunho religioso. Rezou-se o terço no Salão da Igreja de Nossa Senhora das Dores e o Reverendo Orso, pároco da Igreja de Nossa Senhora de Fátima, procedeu à bênção das pensões. A Filarmónica Portuguesa de Vancouver coroou a cerimónia com os hinos de Portugal, Canadá e do Divino Espírito Santo. Seguiram-se as afamadas arrematações de víveres e artefactos artesanais e o bazar. À noite realizou-se, no mesmo local, uma festa–convívio. Coube aos Panteras, conjunto de Toronto, providenciaram a animação musical para o serão dançante.

No Domingo, 2 de Junho, o cortejo fez o percurso entre o Salão Paroquial e a Igreja de Nossa Senhora das Dores, onde decorreu a celebração da Eucaristia pelo Padre Richard, seguida da cerimónia da Coroação. Novamente no Salão da Igreja, serviu-se as tradicionais Sopas do Divino Espírito Santo, onde não faltou o bom vinho e pão. As deliciosas iguarias foram confeccionadas pelas habilidosas e carinhosas mãos de um grupo de voluntárias, chefiadas pela Sra. Matilde Amaral.

A tarde encheu-se de cor e ritmo com as actuações dos Grupos de Folclore "Chamarritas do Pico" e "Rancho da Saudade"do Portuguese Senior Foundation e dos compassos solenes da Filarmónica Portuguesa de Vancouver, tendo os Panteras encerrado esta noite de festa com uma magnífica actuação de cerca de três horas, que, em muito, aprazou os presentes.


De salientar a hospitalidade destas gentes de Vancouver, que acolheram a equipe da Adiaspora.com com caloroso espírito fraternal. Adiaspora.com agradece e louva toda a equipa organizadora e colaboradores por tão memorável evento!