COMUNIDADE DE VICTORIA DÁ TESTEMUNHO VIVO DA SUA FÉ

Festa do Senhor da Pedra, 2003

(Victoria, Columbia Britânica, Canadá)

Por Jorge Lima (Surrey)

Teve lugar a 30 e 31 de Agosto, na cidade de Victoria na Columbia Britânica, como já vem acontecendo há alguns anos desta parte, as festividades em honra do Senhor da Pedra. Uma das festas de maior relevo no calendário religioso das gentes das Ilhas de Bruma, esta celebração arrasta sempre, em qualquer parte do mundo, grande número de fieis, que neste dia sai à rua para dar testemunho vivo da sua fé.

Pois há dois mil anos, foi Jesus sujeito ao suplício e humilhação perante Pôncio Pilatos, amarrado a uma pedra, e açoitado. Sofreu sem qualquer queixume, dando-nos uma valiosa lição de humildade, exemplificando para todos nós a vitória eterna da bondade e inocência sobre os desígnios do mal e dos orgulhosos do mundo. Reza a lenda que, certo dia, deu à costa em Vila Franca do Campo uma misteriosa caixinha. Os pescadores, que por ali andavam, abriram-na, por certo à espera de algum tesouro mundano. Mas o que encontraram foi uma imagenzinha do Senhor da Pedra de semblante calmo e humilde. Tomaram os homens daquela localidade o achado como promessa de protecção do Senhor, uma bênção para suas vidas duras na faina, nas intempéries e dificuldades que assolavam o seu dia a dia.

E assim, segundo a lenda, começou este culto entre os açorianos. Na mala da saudade levaram consigo, para os quatro cantos do mundo, a imagem tranquila do Senhor da Pedra, e a cidade de Victoria na Columbia Britânica não é excepção.

Na tarde e noite de Sábado, houve festa rija na Igreja de Nossa Senhora de Fátima com bazar, arrematações, comes e bebes, baile ao som de música DJ, e salutar convívio entre amigos.

As festividades de Domingo, dia 31, iniciaram com a celebração da Santa Eucaristia, seguida da Procissão Solene, que percorreu as ruas circundantes à Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, ocupando, neste desfile, o lugar de honra a bela imagem do Senhor da Pedra montado num andor habilmente enfeitado com lindos arranjos florais. Crianças vestidas de anjos e de outras figuras bíblicas, santos e santas, precediam o andor, prestando cor e a frescura da sua juventude a esta solene manifestação de fé, enquanto a Filarmónica Portuguese Band of Vancouver e Filarmónica Lira Portuguesa de Victoria marcavam o compasso.

Incorporaram o desfile grande número de colectividades lusas locais entre as quais: A Mordomia do Divino Espírito Santo; Grupo de Terceira Idade de Victoria, Damas do Bom Jesus da Pedra, e Jovens de Nossa Senhora, para mencionar só algumas. É de realçar a grande afluência de muitos fiéis e representantes das demais comunidades lusas da região, e até da cidade de Toronto.

Deu-se continuidade às celebrações pela tarde e noite fora com as tradicionais arrematações e bazar, e como não podia deixar de ser, baile animado ao som do conjunto musical "Os Quatro Sem Nome".

Estão de parabéns todos aqueles devotos que contribuem para a perpetuação da bela tradição do Senhor da Pedra em terras de Columbia Britânica. Aguardamos com muita expectativa a celebrações do ano 2004.

ORAÇÃO AO SENHOR BOM JESUS DA PEDRA

Ó bom e amantíssimo Jesus, que por amor das nossas almas quisestes ser açoitado, coroado de espinhos e considerado como rei de comédia no Pretório de Pilatos, dando-nos o exemplo máximo de humildade, fazei que, atraídos pela Vossa face adorável, não tenhamos outro pensamento que não seja para Vos louvar, outro desejo que não seja o Vosso Amor.

Fazei, Senhor que a nossa vida seja sempre iluminada pelos clarões da Vossa Sagrada Paixão, a fim de, nas contrariedades sentirmos a Vossa força, nas aflições, a Vossa consolação, nas dores, o Vosso refrigério, nas tristezas, a Vossa alegria, chegando assim incólumes ao Vosso Reino Eterno. Ámen.

Senhor Bom Jesus da Pedra

Victoria, B.C.

Nossa Senhora de Fátima