topo
linha2

Fotogaleria

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
» Home » Crónicas e Artigos » Rui Pedro Ávila » Aerogare do Aeroporto do Pico

 

Melhoria viária de acesso à Aerogare do Aeroporto do Pico
Prenda de Natal?

 

Desde o início da sua arrojada construção – então apenas com a destemida determinação de um Corpo de Engenharia Militar (com alguns bidões de gasóleo do PPA – Programa Agropecuário dos Açores/Pico) sob o comando do Sargento Armando Serigado, o mesmo que “rompeu” a atual Avenida do Mar da vila de S. Roque – o aeroporto do Pico mereceu uma unanimidade de todos os autarcas e forças vivas da ilha, exceto quanto à via de acesso, a construir de raiz, conforme era determinado-imposto pelos regulamentos de vias regionais de acesso a aeroportos (?!). Seria mesmo assim? Optou-se, mal para muitos, pela que foi entroncar no simpático caminho municipal de acesso à estância de veraneio do Cachorro na freguesia das Bandeiras…

E nessa altura – 25 de Abril de 1982 - aquando da inauguração da pista e aerogare do então classificado Aeródromo do Pico (lembram-se?), ficou patente o descontentamento dos edis das Lajes e de São Roque, por – diziam – se verem ludibriados pelo edil madalenense que, conseguiu que o número de telefone PT fosse 622… e que a água a abastecer a referida aerogare e serviços afins, fosse também do município da edilidade da fronteira, quando todos o sabiam - argumentavam os edis descontentes - a maior parte da infraestrutura aeroportuária se situava na freguesia de Santa Luzia do município nortenho… Ficou apenas a cortesia do discurso da praxe ter sido atribuído ao edil lajense, município primeiro da ilha…

E então para remediar, que não resolver, terá ficado a intensão dos dois municípios – Lajes e São Roque - conjugarem esforços para que, no seguimento do caminho florestal que desce da Estrada Longitudinal até à Casa do Guarda Florestal no Mistério de Santa Luzia, se continuasse outro caminho que fosse terminar na Aerogare, mas a leste desta.

Passaram-se os anos e ficam estas memórias…

Entretanto, em Outubro de 2006, no JP – Jornal do Pico, a propósito deste acesso ao aeroporto, lembrei: “Logo a seguir à inauguração do aeródromo do Pico – então assim catalogado – os edis dos municípios das Lajes e de São Roque apostaram num acesso alternativo ao que foi executado pela Delegação das Obras Públicas, para o lado da freguesia das Bandeiras, já que o Caminho Florestal que desce da Estrada Longitudinal e entronca na Estrada Regional junto à casa do guarda-florestal, no Mistério de Santa Luzia, era o acesso preferido pelas equipas camarárias desse tempo. A Câmara de São Roque, em 1990, concretizou essa ideia com a abertura do actual caminho de acesso à área industrial do mistério de Santa Luzia – onde tem os seus estaleiros a empresa Marques - e que hoje encontrou saída adequada a montante da pista e da torre de controle, (…) depois das obras de construção e ampliação da pista e aerogare do nosso aeroporto. É tempo então de se concretizar esta velha aspiração das gentes da Ponta da Ilha, de São Roque e do sul da ilha, de S. João à Calheta de Nesquim e também das Lajes. Como? Bastará alargar esse caminho, tal qual como já acontece com o troço ora construído entre a torre de controlo e o entroncamento com aquele acesso à área Industrial de Santa Luzia. Vimos há dias uma deliberação da Assembleia Municipal de S. Roque, autorizando a Câmara a contrair um empréstimo bancário para asfaltagem do Lagido ao Cachorro (?). Será que, depois desse empreendimento, não é tempo de se avançar para este outro? Aqui fica a minha modesta sugestão.”

Pois é caros leitores, nesta semana foi concretizada essa velha aspiração dos Presidentes de Câmara das Lajes e São Roque, desses recuados anos oitenta, com a abertura ao trânsito do Caminho de Acesso à Zona Industrial de Santa Luzia e que vai terminar na área viária da Aerogare do Aeroporto do Pico. Só 29 anos depois…

Como escrevi em 2006, que as gentes da Ponta da Ilha, de São Roque e do sul da ilha, de S. João à Calheta de Nesquim e também das Lajes aproveitem essa excelente via que vai encurtecer não sei em quantas centenas de metros o acesso ao nosso aeroporto, mas que não obriga a andar para trás… Percebem?

Novo Acesso ao Aeroporto do Pico – Casa da Florestal Santa Luzia
Estrada Municipal à Zona Industrial de Santa Luzia

 

Queremos ouvir a sua opinião, sugestões ou dúvidas:

info@adiaspora.com

  Voltar para Crónicas e Artigos

bottom
Copyright - Adiaspora.com - 2007