topo
linha2


Fotogaleria
   

» Home » Eventos » Religiosos » A Festa em Honra de Nossa Senhora
da Luz atraiu milhares de portugueses

 

A Festa em Honra de Nossa Senhora
da Luz atraiu milhares de portugueses

Texto e Fotos de: João G. Silva
Adiaspora.com
Setembro 2009

 

A comissão de festas de Nossa Senhora da Luz, levou a efeito entre os passados dias 3 e 7 de Setembro a festa da Natividade de Nossa Senhora, que se celebrou na paróquia de São Mateus, na Old Weston Road em Toronto e teve início com o tríduo preparatório no dia 3.
Na sexta-feira dia 4, houve novamente tríduo e ao cair da noite iniciou-se o divertimento e nele participaram os artistas, Mário Márinho, Jessica Amaro, Henrik Cipriano e o seu conjunto e, Francisco Carreiro e a sua banda.
No sábado dia 5, realizou-se a procissão da recolha das imagens acompanhada pela banda do Senhor Santo Cristo de Toronto e, no templo, houve novamente o tríduo. Após as cerimónias religiosas, o arraial decorreu no parque de diversão e a banda do Senhor Santo Cristo efectuou o seu concerto musical. Após o concerto actuaram os artistas convidados: Tony Câmara, Henrik Cipriano e o seu conjunto, Emily Melo e os irmãos Valter & Vanille, vindos do Brasil.

Imagem de Nossa Senhora da Luz

No domingo dia 6, foi o dia mais participado da festa com a realização da majestosa procissão em honra da Senhora da Luz, que percorreu as ruas da paróquia, com os andores, encimados pelas imagens de São Mateus, de Nossa Senhora de Fátima, de Santo António, do Menino Jesus de Praga, de São José e de Nossa Senhora da Luz. Incorporam-se no cortejo o guião, os anjinhos, os grupos de oração, o pálio com o Santo Lenho, os membros da comissão de festas de Nossa Senhora da Luz e as  bandas,  Lira de Nossa Senhora de Fátima, do Coração de Jesus e da Lira Portuguesa de Brampton.

Os nossos Jovens e a Fé

Depois do cortejo realizou-se a missa campal que foi concelebrada pelos muitos sacerdotes presentes com destaque para os MVD (Missionários do Verbo Divino). Terminado o acto religioso seguiu-se a recolha das imagens para a igreja aos acordes da Lira de Brampton e do hino de Nossa Senhora da Luz.
A diversão que ocorreu durante a tarde e pela noite dentro, teve como apresentador, António César, da CHIN-Rádio, que anunciou o programa e dele fizeram parte as filarmónicas: Lira de Fátima, Coração de Jesus e Ecos de Portugal e, Lira de Brampton. Os  artistas convidados, actuaram pela seguinte ordem: Amy Ventura, Décio Gonçalves, Mário Marinho, Jéssica Amaro e finalmente os brasileiros Valter & Vanille, a fechar a noite de festa.

Procissão nos arredores da Igreja - Toronto

Na segunda-feira, dia 7, foi o dia de encerramento das festas com o tradicional Bodo de Leite, pézinho de bezerras e as cantorias que estiveram a cargo de Hildeberto Ferreira e João Rita acompanhados pelos tocadores do grupo de amigos da comissão de festas. Também houve fados com Manuel da Silva e a terminar, efectuou-se o sorteio dos bilhetes vendidos que ofereceu vários prémios.
O bom tempo que se fez sentir e o vasto e variado programa elaborado pela comissão de festas liderada pelo presidente, José Bettencourt, arrastou milhares de portugueses que na sexta, no sábado e principalmente no domingo, encheram o recinto do parque nas traseiras da igreja de S. Mateus para assistirem ao espectáculo proporcionado pelos vários intervenientes. Não faltaram como é apanágio nestas festas de origem portuguesa, as barracas de comes e bebes, os petiscos, as malassadas, o bazar e a venda de bilhetes para o sorteio que aconteceu no fim do dia de segunda-feira, como atrás foi referido.

Criança com traje de Nossa Senhora da Luz

Uma nota final em jeito de reparo para deixarmos aqui um alerta aos organizadores destas festas. Mais uma vez  os senhores do “parking control” da cidade de Toronto, não tiveram mãos a medir e aproveitaram para passar multas de $40.00, aos carros mal ou bem estacionados nas ruas limítrofes da igreja no dia da festa.  
Para que tal, futuramente não venha a acontecer, a comissão de festas deveria juntar-se com as autoridades e estabelecer um protocolo de cooperação para que naqueles dias, os “homens das multas” condescendessem e tivessem uma certa sensibilidade para não autuarem as viaturas que ao redor da Igreja estacionam para assistirem ao evento. Seria uma maneira simpática dos responsáveis camarários usarem da sua autoridade para com o povo emigrante português que ajuda, com o seu esforço e trabalho, no desenvolvimento deste país. Esperamos que melhores dias virão!

Convidados na procissão

 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Slideshow Adiaspora.com

 

 

Queremos ouvir a sua opinião, sugestões ou dúvidas:

info@adiaspora.com

 

Voltar para Eventos Religiosos

bottom
Copyright - Adiaspora.com - 2007