This message is mostly for the youth but for those of you here who may have children at home I cant stress how important it is, if for nothing else, to just get a greater appreciation for different cultures, for our own culture, for our own language, to just get involved in some way, some shape of form, to get involved whether it be through civic organizations, whether it be thorough religious or political organizations or campaigns. Excerto da interveno Senador Dan da Ponte (Rode Island, E.U.A.)

Clicar p/ ver na íntegra

 

What is especially wonderful about My Darling Dead Ones is the abundance of life teeming through its pages: the Portuguese landscape of hilly, yellow-stuccoed houses is palpable; Magdalenas flat in Lisbon invites exploration of its quaint clutter; one sniffs the scent earth as Leninha creates a back room of hostas and calla lilies in her suburban Montreal garden. Here is a complex and sumptuous world... .

 

Exactamente. My Darling Dead Ones a representao do nosso prolongamento humano e cultural na Amrica do Norte: sem que sejam aqui o imigrante e seus descendentes os referentes do nosso miserabilismo, sem remorsos do passado e sem culpabilizao poltica de um pas que raramente soube tratar justamente do seu tecido social e econmico.

Prof. Vamberto Freitas (Universidade dos Aores) Da interveno Nova Escrita da (Nossa) Experincia Transnacional: As Geraes Seguintes

Clicar p/ ver na íntegra

 

 

Esta fora de Maria Jlia que vi na maioria das mulheres entrevistadas nas histrias felizes que decido contar fez do Canad o paraso das mulheres. Analisando as suas conquistas com um olhar honesto e desinteressado, desprovido de academismos ou intelectualices - a palavra minha, perdoem-me a ousadia podemos sem dvida afirmar com orgulho que muitas conquistaram o seu paraso. O preo, este, no o podemos julgar, mas aceitar com humildade. o nosso passado! Humberta Arajo (Aores, Portugal) Da interveno Estrias da Imigrao no Feminino Paraso para as Mulheres, Inferno para os Homens

Clicar p/ ver na íntegra

Lanamento do livro infantil A Av que no sabia ler e outras estrias dos Aores de Humberta Arajo

Claro, quando se fala dos Aores, seja em literatura infantil seja noutra, quando se comea a ensinar s nossas crianas o que elas so, j impossvel ignorar, j impossvel no incluir a experincia emigrante Prof. Vamberto Freitas

Este livro foi feito por amor ao meu filho mas tambm feito por amor por todas as crianas filhas de emigrantes porque sou filha de emigrante. Humberta Arajo

Clicar p/ ver na íntegra

 

Um pas que no sabe projectar-se, demarcando-se no contexto do novo modelo de relaes internacionais em acelerao permanente, est condenado a perder margem de manobra e de ser ouvido, seno correndo perigo de dissoluo.

Por isso, Adiaspora.com no s um projecto, mas tambm um desgnio que naturalmente se insere no projecto mais vasto de afirmao de Portugal, num processo sem fim que requer das elites nacionais, sobretudo das dirigentes, redobradas atenes, num contexto em que os desafios esto em constante mutao. Da interveno do Senhor Cnsul-Geral de Portugal em Toronto, Dr. Artur de Magalhes.

Clicar p/ ver na íntegra

 

MENSAGENS DE FELICITAES

Mensagem de Sua Excelncia o Presidente da Repblica Portuguesa por ocasio do II Aniversrio do portal Adiaspora.com

Lisboa, 18 de Janeiro de 2004

 

com prazer que dirijo sinceras de felicitaes aos responsveis do portal Adiaspora.com, por ocasio das comemoraes do seu II aniversrio.

 

Este novo ponto de encontro de informao para toda a Comunidade Portuguesa no Canad, e em especial para a comunidade de Toronto, pois mais uma prova do seu forte dinamismo, sinal da sua excelente integrao na sociedade que os acolheu, constituindo-se, igualmente, como uma referncia na valorizao e esforo constante dos laos que unem a Comunidade Portuguesa no Canad e Portugal.

 

 

Jorge Sampaio

 

 

Mensagem de Sua Excelncia o Primeiro-Ministro do Ontrio

 

Premier of Ontrio Premier ministre de lOntario

 

January 17-18, 2004

 

A PERSONAL MESSAGE FROM THE PREMIER

 

On behalf of the Government of Ontario, I am delighted to extend warm greetings to everyone attending Tracing Dreams on the Canvas of the Diaspora organized by Adiaspora.com, which is celebrating its second anniversary.

 

Ontarios strength comes from its diversity. We are a proud collection of different ancestries, histories, languages and beliefs. The Portuguese community has enhanced our society on many vital levels. As members of that community, you continue to make Ontario and Canada as a whole an even better place to live.

 

It took a great deal of effort to co-ordinate a conference of this calibre. I would like to thank the organizers and volunteers who have dedicated so much of their time and energy to making this event possible. Take pride in your hard work and your commitment to enhancing your community for present and future generations.

 

Please accept my sincere best wishes for an enjoyable weekend and for much ongoing success.

 


Dalton McGuinty

Premier



Mensagem de Sua Excelncia o Presidente do Governo Regional dos Aores

 

 

com imenso prazer que venho, desta forma, associar-me a todos vs nas comemoraes do II Aniversrio da Adiaspora.com.

 

A escolha do tema que subjaz ao Encontro de 2004, Traando o Sonho na Tela da Dispora, s por si seria suficiente para definir o que esteve na base deste e de tantos outros projectos desta natureza. Com efeito, so dois anos de trabalho, dedicao e empenho em levar comunidade portuguesa a nossa lngua e a nossa cultura, permitindo, desta forma, minorar as saudades e reduzir a distncia que separa dois Continentes.

 

Aproveito a oportunidade para dirigir umas palavras de reconhecimento ao Comandante Robert Pich, verdadeiro heri numa aterragem de emergncia no Aeroporto das Lajes, na Terceira, em Agosto de 2001, salvando assim a vida a muitas pessoas, de entre as quais se encontravam conterrneos nossos. Ao Senhor Comandante, o meu apreo e sincero obrigado.

 

Adiaspora.com e a todos os que se encontram ligados a este projecto os meus parabns. A vs e a todos os presentes desejo as maiores felicidades e sucesso na continuao do vosso nobre trabalho.

 

A todos um bem-haja e um abrao fraterno

 

 

CARLOS MANUEL MARTINS DO VALE CSAR
O PRESIDENTE DO GOVERNO REGIONAL

 

 

Mensagem do Presidente da Assembleia Legislativa Regional dos Aores

 

 

No mundo globalizado dos nossos dias onde tudo tende a ser cada vez mais igual, fundamental manter as diferenas e identidades.

 

Fazer esse esforo de ligao s razes e de defesa da nossa lngua e cultura em lugar distante do inicial, sempre uma tarefa esforada e digna do maior apreo e reconhecimento.

 

Isto e muito mais faz o projecto ADIASPORA.COM que agora celebra dois anos de existncia.

 

Daqui da Regio Autnoma dos Aores e atravs deste canal informtico, sado e felicito efusivamente o meu amigo Jos Ferreira que sonhou e deu forma a este elo de ligao que nos aproxima e que transmita tantos afectos.

 

Sado ainda toda a nossa comunidade Luso-Canadiana de Toronto desejando-lhe as maiores prosperidades neste incio de 2004.

 

Bem hajas meu amigo Jos Ferreira.

 

Horta, 23 de Janeiro de 2004

 

 

FERNANDO MENEZES
O PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA REGIONAL DOS AORES

 

 

Mensagem do Presidente da Assembleia Legislativa Regional dos Aores
ao Com. Robert Piché

 

 

Conhecedor de que o Comandante Piche vai ser homenageado neste encontro por ocasio do II Aniversrio de ADIASPORA.COM, no posso deixar de me associar a esse momento to relevante saudando com grande apreo e admirao to distinto oficial que, num acto de grande coragem e percia salvou a vida de muitas dezenas de pessoas.

 

Parabns Comandante e votos das maiores felicidades.

 

HORTA, JANEIRO DE 2004

 

FERNANDO MENEZES
O PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA REGIONAL DOS AORES

......................................................................................Clicar p/ ver

.....................................

 

Mensagem da Directora Regional das Comunidades

 

com enorme prazer que a Direco Regional das Comunidades se associa a este momento festivo: o segundo aniversrio da Adiaspora.com.

So dois anos de trabalho e dedicao por parte de quem est empenhado em divulgar, atravs da ciberntica, veculo por todos privilegiado, comunidade portuguesa e ao resto do Mundo, a nossa lngua e a nossa cultura, permitindo, dessa forma, encurtar distncias.

Na impossibilidade de estar presente nesta data comemorativa, aproveito a oportunidade para felicitar o Senhor Jos Ildio Ferreira, Director da Adiaspora.com e todos os que colaboraram e colaboram neste projecto e ainda para expressar o meu desejo de que continuem por muitos anos ao servio da informao e empenhados na preservao das razes culturais portuguesas, smbolos da unio entre as comunidades espalhadas pelo Mundo.

A todos uma saudao amiga e um abrao fraterno

Horta, Janeiro de 2004


Alzira Maria Serpa Silva
A DIRECTORA REGIONAL DAS COMUNIDADES

 


Mensagem do Deputado do Parlamento Europeu, Paulo Casaca

"Traando o Sonho na Tela da Dispora"

Saudao

para mim uma grande honra este convite para enviar uma mensagem s comunidades luso-canadianas radicadas em Toronto, a maior cidade aoriana do mundo, como me explicou recentemente Manuel Oliveira Neto, responsvel do Centro de Divulgao Aoreana no Canad, quando me convidou a tomar a palavra no passado dia 18 de Setembro no Sport Club Lusitnia.

Se verdade que o sonho comanda a vida, mais verdade ainda que no h vida mais comandada pelo sonho do que as dos que partem em direco a um mundo novo e muitas vezes bem mal conhecido. E para os que chegam, o sonho no pra, ele vive e transforma-se num regresso prximo ou longnquo, permanente ou temporrio, com uma "terra" que permanece pelo sonho, e por vezes se transforma tambm por ele.

Rafael Hitlodeu, o navegador portugus que pela mo de Toms Morus nos deu a conhecer a ilha da Utopia - ilha que contemporaneamente h quem situe no arquiplago dos Aores - um epgono de uma longa estirpe de descobridores ou sonhadores, de Hrcules e Ulisses a Vasco da Gama e Cristovo Colombo que fizeram o mundo como ns o conhecemos, e o aspecto mais saliente do seu sonho exactamente o de ele ser mais o encontro da comunidade rural em risco na Europa do que a inveno de um novo mundo.

O sonho de cada um cruza-se com o dos demais para com eles construir uma teia onde assenta o mundo que construmos, e o que mais importante que nessa teia, nesta poca e nesta construo haja lugar para todos, numa globalizao que nos deixe a todos ser iguais nos direitos, mas diferentes nos nossos sonhos.

Que o Natal seja propcio realizao dos vossos melhores sonhos e faa desvanecer os vosso piores pesadelos, saudades sentidas e sinceras de quem pode apreciar o indescritvel calor humano de uma recepo da comunidade luso-canadiana.

 

Bruxelas, 2003-12-12

 

Paulo Casaca


Mensagem do Sr. Paulo Lus vila

Dignssimos Convidados!

 

Dignssimas Autoridades!

 

Dignssimo amigo, Sr. Jos Ildio Ferreira e todo o pessoal que pe de p todos os dias o maior e mais lido jornal on-line do Canad e um dos maiores do mundo.

 

Deleguei na pessoa que hoje ler estas linhas, a Aldora Soares, minha mulher e companheira de vrios momentos da Dispora, por total impossibilidade para estar hoje aqui a participar neste aniversrio. Estando em esprito convosco, tambm agradeo a ela todos os incitamentos e apoios que ao longo dos anos me tem concedido para levar em frente a sublime, quo esgotante tarefa de levar aos outros atravs da nossa lngua portuguesa as notcias, as crnicas e os eventos que julgando ser do interesse dos cibernautas e dos leitores.

 

No me vou alongar muito, porque est fora do programa, no entanto no posso deixar passar este aniversrio sem saudar efusivamente o meu amigo e companheiro, Sr. Jos Ildio Ferreira, pela disponibilidade e sentido profissional que tem colocado minha disposio, aceitando as minhas crnicas e entrevistas.

 

No esqueo a Adelina, o Carlos, o Brum que sempre me tm dedicado muita ateno e estima. Para eles um obrigado. Para o meu amigo, deixe-lhe que lhe chame assim? Jos Ildio-, o meu sentir e profundo agradecimento sincero por me ter confiado algumas reportagens e entrevistas que de certa forma me ensinaram a ser mais exigente comigo prprio. Parafraseando Pessoa digo que: A minha ptria a lngua portuguesa. Outros escrevero em ingls e muito bem o faro, porque assim a dimenso da dispora

Bem hajam e obrigado Grande Z.

Paulo Lus vila
www.adiaspora.com

 

Programa de variedades com a actuao dos artistas comunitrios Tiffany Costa, Porfrio Ribeiro, Crystal Pontes (Winnipeg) e os fadistas Joo Ledo, Dina Maria e Tabico Jr. acompanhados pelos guitarristas Mestre Antnio Amaro, Leonardo Medeiros e Hernni Raposo.

 

Clicar p/ ver

Nota: A apresentao deste Programa ficou a cargo de Ana Bailo.

O portal Adiaspora.com deseja agradecer a todos quantos prestaram o seu contributo para que este nosso 2 Aniversrio tivesse alcanado os objectivos a que nos propusemos. Esperamos ver todos de regresso no prximo ano de 2005! Uma especial palavra de apreo para a Direco e os scios do Sport Clube Lusitnia de Toronto, cuja colaborao foi imprescindvel para o xito deste acontecimento cultural, que esperamos tenha conquistado, por mrito, o seu lugar no calendrio anual de eventos comunitrios.

 

Clicar p/ ver


Os nossos sinceros agradecimentos aos nossos patrocinadores:

BANCO COMERCIAL DOS AORES, BANCO TOTTA & AORES, BCPBANK, DIRECO REGIONAL DAS COMUNIDADES - AORES, SATA EXPRESS & AZORES EXPRESS, COMFORT HOTEL DOWNTOWN TORONTO, MARIA JOS SKULTETY ADVOGADA, CALDENSE BAKERY & PASTRIES INC., CHURRASQUEIRA DO SARDINHA, BORGES FOODS LTD., O NOSSO TALHO, M&M FRUIT & GROCERY & TAKE OUT FOOD, FORGET-ME-NOT FLOWER SHOPPE, SPORT CLUB LUSITNIA DE TORONTO, PEIXARIA PORTUGAL, OLYMPIC TROPHIES, CYBERTECH SYSTEMS INC., CHURRASQUEIRA NOVA ESPERANA.

Aos nossos caros colaboradores:

JOS ADRIANO BORGES, HILDEBRANDO SILVA, LUS PALAIO, JOS HENRIQUE BRUM, LUS VIEIRA, LUS OLIVEIRA, LUS SOUSA, LCIA SOARES, ROLANDO FURTADO, FTIMA LIMA, BRUNO SOUSA, NATLIA FALCO, RENATO CMARA, JOS ORLANDO FORTUNA, MANUEL LIMA, MANUEL GOMES, A EQUIPA DE COZINHEIRAS DO SPORT CLUB LUSITNIA, CARLOS MORGADINHO, ADELINA PEREIRA, PROF. VAMBERTO FREITAS E HUMBERTA ARAJO, MANUEL BULHES DA PONTE, TONY ARRUDA, CARLOS FIRMINO, MARIA PONTE, GRAZIELA MONIZ, PAULO LUS ÁVILA, JORGE LIMA, JOÃO G. SILVA.

s colectividades representadas:

SPORT CLUB LUSITNIA, CASA DOS AORES DE TORONTO, AMOR DA PTRIA COMMUNITY CENTRE, ARSENAL DO MINHO.

Aos rgos de comunicao social:

Canais de TV - OMNI 1, RTP/Aores, RTP- Internacional, Programa televisivo "Gente da Nossa"; Estaes de rdio: CIRV-Radio FM88.9, "Aguarela Portuguesa 13.20AM", Jornais: "O Milnio", "Sol Portugus", "Nove Ilhas, "Correio Portugus" Corrreio da Horta, Lusitnia, Revistas: SaberAores, Portais e stios: www.PTVirtual.com, www.teiaportuguesa.com, que nos auxiliaram na promoo e cobertura deste evento, alargando, assim, a grande teia global que nos liga quanto povo luso, o nosso MUITO OBRIGADO!

Clicar p/ ver Programa