Páginas: 1 / 2

"BUSINESS EXCELLENCE AWARDS'06" DA FPCBP

Por: JMC


Premier do Ontario, Dalton McGuinty, acompanhado da mulher, e dos industriais
Jack Prazeres e Avelino Fonseca e famílias

Decorreu com pompa e circunstância a noite de convívio e entrega de prémios da FPCBP, no Pearson Convention Centre, em Mississauga. Uma recepção elegante, com gente atractiva e dialogante, bem disposta, e na expectativa de um convívio feliz e revigorante. Tudo aconteceu como o previsto. Como manda o protocolo, o convidado de honra da noite da FPCBP, The Honourable Premier do Ontario, Dalton McGuinty, chegou à hora certa, 19h00 em ponto. Esperemos que sirva de exemplo...
Simpático, extrovertido, caminhou e conversou com toda a gente que se encontrava na recepção do Pearson C. Centre, e participou alegremente nas "milhentas" sessões de fotografia que lhe foram "impostas". Na sua entrada para o salão de festas, Dalton McGuinty, sempre acompanhado da sua mulher, e dos responsáveis da FPCBP, Ana Bailão, Avelino Fonseca e Cristina Marques, entre outros, voltou a cumprimentar e a dialogar mesa-a-mesa, com todo o à-vontade e simplicidade.


As famílias Arruda e Armindo Silva na companhia
de Dalton McGuinty.

A bonita Teresa Roncon, foi a apresentadora da noite. Depois das habituais boas vindas, e da entoação dos hinos do Canadá e de Portugal, pela potente voz de Isabel Sinde, Teresa chamou ao palco a Presidente da FPCBP Ana Bailão que, emocionada e feliz, lembrou a caminhada da Federação desde o dia em que Laura Bulger, Fernando Costa, Vasco D´Avilez, César de Morais, Germano Gonçalves, Delkar Maia, Alberto Pereira, Octávio Sampaio, John F. Santos e Armindo Silva a fundaram, há 25 anos. Saudou todos os Presidentes do passado até aos dias de hoje, Frank Alvarez, Ermídio Alves, Luís Arruda, David Costa, Fernando Costa, Ricardo Castro-Lopo, Raimundo Favas, Almiro Fonseca, Luís Louro Jr., João Neves, Nellie Pedro, Leo Pereira, Joe Pinto, Arnaldo Santos, John Santos, Armindo Silva, Charles de Sousa e Carlos Teixeira (a maioria presente no jantar), recordando o ano em que a FPCBP comemora 25 anos de existência e a solicitar o empenho de todos nos festejos agora iniciados. Ana Bailão agradeceu a honrosa presença do Premier Dalton McGuinty, e fez o elogio dos premiados da noite. A Advogada Cidália Faria, membro da Direcção da FPCBP e Assistente do Ministério da Corôa do Ontário (Attorney General), fez com classe a apresentação do convidado de honra, o Premier Dalton McGuinty.


Peter Fonseca, Avelino Fonseca, Ana Bailão e a Dra. Maria Amélia Paiva
Cônsul-Geral de Portugal em Toronto, em confraternização com o casal McGuinty.

Muito aplaudido, Dalton McGuinty dirigiu a palavra aos presentes com um ar visivelmente feliz. Com graça, Dalton McGuinty iniciou o seu discurso, em português:
"Boa noite. É um prazer estar hoje aqui convosco". Não optando pelo discurso directamente político que geralmente marca estas ocasiões, Dalton McGuinty preferiu, sem decorrer muito aos seus apontamentos, falar dos valores familiares que sempre aprendeu com os seus pais e restantes (nove) irmãos, para poder fazer uma ligação justa à comunidade portuguesa. Para Dalton McGuinty, não foram muitos os portugueses milionários que vieram para o Canadá, mas sim, pessoas honestas e trabalhadoras, portadoras de valores e costumes que tentaram fazer deste país um segundo lar e onde buscaram uma melhor vida e a perspectiva de um melhor futuro. O primeiro ministro não quis deixar passar a oportunidade sem mencionar os quatro galardoados, um deles - Peter Fonseca - deputado do seu governo e um dos " mais dedicados que já conheceu, demonstrando que não só gosta e sabe vencer maratonas desportivas, como também é um vencedor das maratonas políticas ".


Dalton McGuinty entre Ana Bailão e Armindo Silva
na altura de receber a prenda da FPCBP
.

Armindo Silva, co-fundador e primeiro Presidente da FPCBP, entregou a Dalton McGuinty uma bonita prenda, agradecendo-lhe a presença na festa. Armindo Silva, em nome de todos os seus companheiros na FPCBP debruçou-se sobre a razão da existência da Federação, elogiou o esforço de todos na caminhada de 25 anos, e incitou clubes e associações portugueses a apoiar os jovens luso-canadianos a trilharem a caminhada política. -"Mário Silva, Peter Fonseca e, por uns meses, Martinho Silva, é muito pouco. São precisos muitos mais para que a Comunidade Portuguesa tenha a visibilidade que merece!", afirmou Armindo Silva. -"Vamos comemorar os 25 anos da FPBCP com muita unidade, para sermos mais fortes e mais capazes de engrandecer a Comunidade, o Ontário e o Canadá!", finalizou Armindo Silva. Para uma Comunidade que iniciou a caminhada com o distribuidor de encomendas e correio, Pedro da Silva, em 1693, é realmente demasiado pouco...
Todo os profissionais do Pearson Convention Centre estavam a postos e prontos para servir o jantar. Um jantar delicioso, bem servido, com esmero e rapidez. Ao piano, o consagrado e talentoso Fernando Tavares, com música ambiente.
Depois da refeição, Teresa Roncon fez a chamada dos premiados, sempre antecedida de uma breve biografia dos distinguidos, em vídeo, com narrativa na voz do Charles de Sousa. Primeiro, o Advogado Orlando da Silva, natural de Kitchener, anterior sócio de uma grande firma de advogados na Bay Street, e fundador -com outros três advogados- da Portuguese Canadian Lawyers Association. É actualmente chefe do Departamento de Litígios Comerciais do Ministery of the Attorney General-Crown Law-Civil. Orlando da Silva mostrou-se agradado e surpreendido com a distinção (Professional Excellence Award), agradeceu à Federação a sua escolha. Lembrou um pouco do seu passado, de toda a sua paixão pela carreira que escolheu, e dos serviços já prestados. Orlando é casado com Adrienne e pai de uma linda menina de 6 anos de idade, a Candace.

Próxima Página