Sábado, 28 de Setembro de 2002

Reabertura da exposições
Exibição de um vídeo produzido pela RTP-Açores sobre a "Feira do Artesanato em Ponta Delgada"

Uma palestra pelo director de corridas à corda Carlos João Ávila sob o tema "Um Século à Corda e Toiros", a admiração das gentes da Ilha Terceira por estes toiros, indo ao ponto de dedicarem-lhes cantigas, normalmente pelo Entrudo, e que podem ser cantadas com nostalgia, segundo aquele participante.


Carlos João Ávila

Amarrado a uma corda
Há lágrimas naquele toiro,
Certamente se recorda
Das ervas do Escampadoiro.

Há também quadras de revolta:

Coitada daquela vaca
Que cria um bezerro nos Buínhos
Para o filho de uma valhaca
Fazer pouco dele nos caminhos.

Ou então em tom de bregeiro:

Sou a vaca galanta
E já vou nos meus quarenta,
Quando era nova pintei a manta
Com o Celeiro e o Noventa.

Ainda nesta palestra é invocado o nome dos pastores famosos da Pancada, ente os quais são citados Tio Chico, Fernando do Poço, Tio António Pequeninho, José Queijinha, Tio Chico Bagageiro, Tio Chico da Júlia, José faveira, o Vielmiro Fonseca, Daniel Soizinho na Bolsa, Manuel Galão e muitos outros. Dos pastos do Meio-da-Corda da frente e o Rodador (o de trás) este com a função de afastar a corda dos pés dos da frente e, assim evitar a queda dos seus companheiros, entre os mais recordados os nomes de José da Lata, José Pires, Tio Cândido Cara-Velha, Tio Cândido das Bicas, António e Jacinto Patrício, Tio Fraga, Manuel Trovão, o Chico André, os Irmãos Ministro, João Quinteiro Filho, Raminha entre outros. Muitos toiros ficaram famosos dos quais o Descornado, do Mulato, o Malhinha, o Celeiro e o Noventa, o Rombo, o 84 Pai, o 263 e 64, o 35 Velho. A polémica do recente regulamento das touradas à corda no qual inclui o período obrigatório de descanso, uniformização da vestimenta dos pastores, duração da lida das rezes, delimitou o lugar das tascas e muito mais. Muito interessante foi esta palestra para quem nunca viu uma tourada à corda ou até para aqueles que já assistiram mas cujas regras e história é coisa nova. Foi pois deveras elucidativo este período do Ciclo. No final foi apresentado o livro "Olh' esse Toiro" com texto de Ricardo Jorge e fotos de João da Costa.

De seguida foi apresentado o vídeo "Touradas à Corda na Ilha Terceira"


Banda de Santa Helena dirigida por José M. Resendes

Seguiu-se a última parte desta sessão de cultura com um concerto musical pela Banda do Sagrado Coração de Jesus, sob a regência do Mestre José Manuel Resendes totalmente com trechos de música popular portuguesa, tendo também, e conjuntamente com aquela Banda, actuado o Grupo Coral ECHOS de Portugal, daquela Paróquia, constituído por 30 elementos - feminino e masculino - muito bem ensaiados que melodiosamente executaram inúmeros trechos da nossa música ligeira e, vejam só, até do fado da nossa saudosa Amália Rodrigues. Cativaram e encantaram. Soberba actuação deste Grupo Coral sendo, um exemplo a apontar.


Grupo Coral Echos de Portugal

Gostávamos de falar de um elemento da Banda, que no trombone fazia maravilhas. É um "jovem" de oitenta anos de idade, natural da Lagoa, São Miguel, e que desde os 18 anos vem fazendo parte de Bandas Filarmónicas. Estamos a falar do Sr. Guilherme Medeiros, que segundo nos referiu segue um pedido de sua mãe de tocar até ...ao fim. E é isso que tem feito, embora vezes o faça com bastante dificuldades devido ao mal que o aflige - o reumatismo - mas quando toca, até esse mal ... desaparece.


O "Jovem" Guilherme Medeiros

Foi então finalmente a prova de petiscos à moda da "Tasca das Touradas" onde a batata, morcela, chouriço e vinhos da região deliciou o palato dos presentes.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8