GOVERNO REGIONAL DOS AÇORES PRESTA HOMENAGEM
AOS PIONEIROS DE '53

Dia 17 - Partida da comitiva para a cidade da Horta, Faial. Durante o voo foram muitos que se abeiravam das janelas, tecendo comentários vários sobre as paisagem que sobrevoavam, empolgados com a majestade, por exemplo, do Pico e a beleza estonteante do mar azul luzidio que acaricia aquelas pequenas (marav)ilhas. A Dra. Alzira Silva, na sua capacidade de Directora das Comunidades, aguardava a comitiva no Aeroporto da Horta que depois se encaminhou para o Hotel Horta.

Já com o apetite aguçado pelos ares salubres das ilhas, foi vez, pelas 12.30, de um sumptuoso e opíparo almoço no Restaurante "O Capote" na linda marginal da Horta.


Almoço no Restaurante "O Capote", Faial.
A Dra. Ana Cristina Ribeiro da DRC em convívio com o Pioneiro Manuel Pavão.

Pelas 15.00 teve lugar uma sessão solene na Assembleia Legislativa Regional onde os Pioneiros foram, de novo, alvo de um tributo prestado pelo Presidente da Assembleia Legislativa Regional, Dr. Fernando Manuel Machado Menezes que, na sua alocução, disse serem os Pioneiros bem merecedores desta vaga de homenagens.


O Presidente da Assembleia Legislativa Regional, Dr. Fernando Menezes,
prestando tributo aos Pioneiros.

Retornaram para constatar que "...neste espaço de tempo, sobretudo, depois do 25 de Abril de 1974, da implementação e consolidação da democracia e da autonomia regional, os Açores alcançaram novos patamares de desenvolvimento. Praticamente, não já há emigração, sobretudo, não há emigração pelas mesmas razões que os levaram a partir há cinquenta anos. Hoje, somos nós a receber imigrantes do Brasil, da Roménia, da Rússia, Moldávia, de Cabo Verde, de Angola e de tantas outras paragens. E temos o dever de não os tratar de forma humilhante como, por vezes, fostes tratados em 1953...Talvez daqui a cinquenta anos alguém esteja a celebrar a chegada dos pioneiros imigrantes aos Açores e já não dos Açores. São as voltas da história!" Seguiu-se um período de perguntas e respostas com participação do Prof. José Carlos Teixeira, Senhor Norberto Aguiar do jornal Lusopresse de Montreal e da Senhora Gabriela Madeira de Vancouver, apresentadora do programa radiofónico "Sons Lusitanos".


Foto de família na Assembleia Legislativa Regional dos Açores - Horta, Faial.

Pelas 20.00 teve lugar um jantar no Hotel Faial presidido por Sua Excelência, o Presidente da Assembleia Legislativa Regional dos Açores, Dr. Fernando Manuel Machado Menezes, e sua esposa, Dra. Maria Albertina Menezes. Presentes também Dra. Alzira Silva, Dr. Renato Leal, deputado do PS pelo círculo eleitoral do Faial, e José Deco Mota, líder do grupo parlamentar do PCP, entre outras conhecidas individualidades públicas.


Jantar no Hotel Faial - Dra. Rita Dias, Dra. Amanda Tavares da DRC
e Dr. Guilherme Pinto, Chefe do Gabinete do Presidente da Assembleia Legislativa Regional.

Clicar aqui p/ver o discurso do Presidente da Assembleia
Legislativa Regional na íntegra

Dia 18 - Volta turística à ilha do Faial com paragem no miradouro da Espalamaca onde o grupo desfrutou de uma esplendorosa vista panorâmica da cidade da Horta a recordar as palavras poéticas de José Osório Goulart:

Ao sul a Guia, ao norte a Espalamaca,
O Pico ali, San Jorge mais além
E, quanto neste quadro se destaca
A graça e luz que a minha terra tem.

Mais adiante, visitas aos tradicionais moinhos de vento, à Caldeira e ao Vulcão e Museu dos Capelinhos. Acompanhou o grupo a Dra. Fátima Vargas da DRC - Pólo do Faial. Após um almoço repleto de iguarias bem ao paladar faialense no Restaurante Varadouro, prosseguiu-se caminho. À noite, o regresso ao Hotel Horta e um bem merecido jantar após uma interessante jornada pela Ilha Azul e suas hortênsias. A terminar o sarau em nota festiva, foi vez da Directora Regional das Comunidades presentear os Pioneiros residentes fora da área da Grande Toronto, com placas comemorativas alusivas aos 50 Anos, que, aquando da sua última deslocação a esta cidade, tivera oportunidade de distribuir entre os Pioneiros ali radicados.


(Da esquerda para a direita) Afonso Tavares, Jaime Barbosa, António do Couto, Manuel Arruda, a Directora Regional das Comunidades, Dra. Alzira Serpa Silva, Manuel Vieira, João Martins,
Manuel Pavão e Armando Vieira.

Dia 19 - Partida para a Ilha Terceira. À chegada na histórica cidade de Angra do Heroísmo, a comitiva encaminhou-se para o Angra Garden Hotel onde ficaria alojada durante a sua estada naquela ilha.


À chegada ao Aeroporto Internacional das Lajes - Ilha Terceira

Seguiu-se o almoço no conhecido e popular Restaurante "Adega Lusitânia". Por coincidência, encontravam-se presentes naquele restaurante a tomar a sua refeição o Presidente da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, Dr. Sérgio Ávila, e o Presidente da Câmara do Comércio dos Açores, Dr. Luís Dutra que saudaram respeitosamente os convivas.


Vista panorâmica da Cidade da Praia da Vitória

Pelas 15.00, um passeio recreativo ao Monte Brasil e à Serra do Cume, mas devido ao tempo pouco ameno que se fazia sentir nesse dia, decidiu-se incluir a cidade da Praia da Vitória no itinerário. Ao cair da noite, mais um farto repasto repleto de alegria e salutar convívio no Angra Garden Hotel.


Mirando o Atlântico do Miradouro do Raminho.

Dia 20 - O programa deste dia ofereceu aos convidados uma boa oportunidade de conhecer o património histórico-cultural da cidade de Angra, que no séc. XVI chegou a acolher a Coroa portuguesa nos tempos difíceis da ocupação filipina do território nacional continental e que hoje a comunidade internacional reconhece como Património Mundial. Deu-se início ao itinerário com uma visita guiada ao Museu de Arte Sacra que alberga um vasto e valioso espólio de estátuas e paramentos religiosos e à Sé Catedral de Angra. Esta sede diocesana sofreu avultados danos durante o cismo de 1980, tendo estado encerrada por um período cinco anos para os trabalhos de restauro, vindo só a reabrir as suas portas ao público em Abril de 1985. O monumental esforço de reconstrução mobilizou as comunidades locais e o Governo Regional, ao qual se juntou uma considerável participação das comunidades açorianas residentes no estrangeiro que, assim, contribuíram largamente para o restauro desta e de outras igrejas do arquipélago devastadas por aquele catástrofe natural.

De seguida, a comitiva encaminhou-se para a Escola Preparatória B2, 3 de Angra de Heroísmo onde assistiu a uma palestra sobre a imigração açoriana no Canadá proferida pelo investigador Prof. José Carlos Teixeira. Além das várias individualidades ali presentes, o auditório apinhou-se de alunos daquele estabelecimento de ensino. Após as saudações da praxe, o Prof. José Carlos Teixeira apresentou o Grupo de Pioneiros que, naquela ocasião, partilhavam com ele a mesa de honra, e traçou sucintamente a geografia e características das regiões que os acolheram. Fez ainda menção dos obstáculos como a língua com os quais se defrontaram, e apelou às autoridades portuguesas e açorianas responsáveis pelo sector de Ensino que incluíssem no currículo escolar a história da Emigração, fenómeno que tanto marcou o percurso português através dos tempos, tendo sido interceptado por uma docente presente na assistência que o informou que esta matéria já figura no programa escolar actual. Continuou o locutor por descrever o percurso histórico dos portugueses, e açorianos, na expansão marítima de Portugal nos finais do séc. XV e inícios do séc. XVI ao aludir aos navegadores que tiveram contacto com a Terra Nova, entre os quais Gaspar Corte Real e João Fernandes, o Lavrador. Todavia, os portugueses, durante cinco séculos de presença no Novo Mundo, não fundaram comunidades até 1953, com a vinda do primeiro contingente de emigrantes portugueses oficiais para o Canadá, no qual se integraram 18 açorianos. Actualmente, só se encontram oito no Canadá, estando cinco nos EUA, dois nos Açores e tendo já falecido outros três elementos. Após a leitura das estórias e correspondência de dois Pioneiros, seguiu-se um espaço de perguntas e repostas em que o Prof. Teixeira e os Pioneiros tiveram oportunidade de satisfazer a curiosidade de alguns jovens.

Clicar aqui para ver intervenções dos alunos da Escola
Preparatória B2, 3 de Angra de Heroísmo

Após uma interessantíssima sessão plena de interacção, a comitiva dirigiu-se para o Centro Social de São Bento onde foi calorosamente recebida pelo presidente da Junta da Freguesia de São Bento, Sr. João Avelar. Como dita a conhecida hospitalidade açoriana, não faltaram as saborosas iguarias típicas numa bela e bem decorada mesa colocada à disposição dos convidados no hall de entrada do Centro. Usaram da palavra o Presidente da Junta de Freguesia, a título de boas vindas, o Prof. José Carlos Teixeira como porta-voz do grupo de Pioneiros e o Sr. João Martins, representante da Direcção Regional das Comunidades. "... Em primeiro lugar queria agradecer em nome da Senhora Doutora Alzira Silva e em nome do Governo Regional dos Açores, toda a atenção e a amabilidade que esta freguesia dispensou aos Pioneiros e a todos os outros membros da América que os acompanharam..."


João Martins, funcionário da DRC e João Avelar, Presidente da Junta de Freguesia de S. Bento.

Também presentes neste fraterno encontro a Sra. Nélia Andrade e a Dra. Ana Cristina Ribeiro, funcionárias da DRC. No almoço oferecido pelo Centro foram servidas as tradicionais Sopas do Espírito Santo, repasto evocador da fé inquebrantável pela a Terceira Pessoa da Santíssima Trindade e um forte elemento unificador das comunidades açorianas dispersas pela Diáspora.


Chegando ao cume da Serra da Ribeirinha - O grupo de Pioneiros e João Avelar.

Seguiu-se um aprazível passeio à Serra da Ribeirinha, onde a comitiva gozou de uma magnífica panorâmica do Porto Judeu, Monte Brasil e da cidade de Angra; ao Bairro Novo, Praça de Toiros e ao Estádio João Paulo II. Pelas 17.00 uma visita guiada ao Museu do Fósforo sito na Terra Chã e que alberga uma vasta colecção recolhida pelo Sr. João Manuel Bettencourt da Silva e sua esposa, a Senhora Margarida Resendes. Além de inúmeros exemplares históricos de fósforos produzidos pela Sociedade Nacional de Fósforos, Fosforeira Portuguesa e a Companhia Lusitânia de Fósforos, o Museu dispõe ainda de amostras de mais 50 países, possuindo um espólio que actualmente soma cerca de 20 000 exemplares, estando somente 7000 patentes ao público. Um verdadeiro paraíso para o coleccionador filuminista!


Museu dos Fósforos - Terra Chã, Ilha Terceira

Àquela tarde de salutar convívio não faltou animação musical que ficou a cargo da Tuna do Centro Social de São Bento, tendo sido a sua jovialidade e exímia execução de temas populares do agrado de todos pelos muitos aplausos recebidos no final daquela actuação. A Tuna do Centro Social de S. Bento é composta por vários elementos que habitualmente frequentam aquele centro comunitário. É de realçar que neste conjunto musical existe uma verdadeira comunhão entre as diversas faixas etárias, estando, por vezes, uma avó a cantar ao lado de seus netos! Uma lição de vida que vem a comprovar que só existem entre os homens as barreiras que estes escolhem erguer! De seguida, o jantar naquele centro comunitário onde actuaram para os visitantes o dinâmico e ágil Grupo de Modas Antigas composto por senhoras de idade igual e superior a 75 anos de idade que, com a sua boa disposição e força anímica, animaram o sarau.


Convívio no Centro Social de S. Bento.

Dia 21 - O itinerário deste dia incluiu um passeio por alguns locais de maior interesse turístico da Ilha Terceira como a Freguesia dos Biscoitos, Porto Martins, a Fábrica "Queijo Vaquinha" nas Cinco Ribeiras cujo proprietário, o Sr. João Henrique Melo Cota, foi de uma hospitalidade sem limites ao facultar uma detalhada explanação sobre os processos de fabrico empregados na sua unidade de produção e ao distribuir saborosos queijos entre alguns elementos da comitiva.

A paragem para o almoço deu-se na Vila de S. Sebastião onde, no Restaurante "A Ilha", o grupo desfrutou de uma bela ementa de Sopas do Espírito Santo, Alcatra à Moda da Terceira e Arroz Doce.


Saboreando a famosa alcatra terceirense no restaurante "A Ilha".

Após o jantar no Angra Garden Hotel, foi vez do Grupo de Dança de Carnaval do Porto Judeu animar a noite no Centro Social de São Bento. Houve também troca de lembranças na qual os Pioneiros presentearam o Centro e os representantes da Direcção Regional das Comunidades ali presentes.


O Pioneiro António do Couto presenteando a Nélia Andrade, funcionária da DRC e João Avelar.

Os cantadores ao desafio Carlos Vieira de S. Bartolomeu e José Fernandes da Freguesia de S. Bento representaram a arte dos repentistas açorianos.José Fernandes logrou comover toda a assistência ao improvisar umas lindas quadras de despedida aos nossos Pioneiros e ao grupo de seniores conterrâneos dos E.U.A.


Os repentistas Carlos Vieira e José Fernandes exibem a sua arte no Centro Social de S. Bento.

Adiaspora.com deseja registar aqui o maior apreço que nutre por toda a equipe do Centro Social de São Bento, na pessoa do Senhor Presidente da Junta de Freguesia, João Avelar, por um tão primoroso trabalho, onde o calor humano, hospitalidade e espírito de irmandade prevaleceram. Bem hajam!

Dia 22 - Pelas 12.50 saída para Ponta Delgada, S. Miguel. Almoço no Restaurante do Aeroporto Internacional João Paulo II com partida para o Canadá pelas 16.30.


O Regresso - Tony do Couto, o Pioneiro António do Couto e sua esposa, Maria Odília.

Já em Toronto, como bom portugueses que somos não resistimos ao chamamento do café da manhã. Fomos, como nos é habitual, a uma padaria portuguesa da vizinhança tomar a bica e dar dois dedos de conversa. À saída, encontrámos o Pioneiro Manuel Arruda que vinha comprar o pão do dia. Indagámos se tinha valida a pena esta viagem aos Açores. "Então não valeu! Foi um pouco cansativo mas ai foi tão bom! Que coisa linda que nos fizeram!"


O grupo de Pioneiros Açorianos na companhia de José Ferreira,
Director do portal Adiaspora.com- Açores, Novembro de 2003.

AGRADECIMENTOS

Adiaspora.com agradece ao Governo Regional dos Açores e à Direcção Regional das Comunidades e Assembleia Legislativa Regional dos Açores por nos ter proporcionado esta magnífica oportunidade de partilharmos de perto, como membros da comitiva da comunicação social, de tão inesquecíveis momentos em que a história se fez que foi esta justa e merecida HOMENAGEM DO GOVERNO REGIONAL DOS AÇORES AOS PIONEIROS AÇORIANOS!

Dr. Carlos César - Presidente do Governo Regional dos Açores
Dr. Fernando Menezes - Presidente da Assembleia Legislativa Regional dos Açores.
Dra. Alzira Serpa Silva - Directora Regional das Comunidades - Açores
Dra. Fátima Vargas - DRC - Pólo do Faial
Dra. Rita Dias - DRC - Pólo do Faial
Sr. Miguel Noronha - DRC - Pólo da Terceira
Dra. Ana Cristina Ribeiro - DRC - Pólo da Terceira
Sra. Nélia Andrade - DRC - Pólo da Terceira
Sr. João Martins - DRC - Pólo da Terceira
Sr. Dalberto Coelho - DRC - Pólo da Terceira
Sra. Rosa Cassiano - DRC - Pólo de S. Miguel
Sra. Ivone Pacheco - DRC - Pólo de S. Miguel
Sr. João Henrique Toste - C. M. de Angra do Heroísmo
Sr. Mário Rego - Guia do grupo na Ilha Terceira
Sr. Manuel Gomes - Guia do grupo na Ilha do Faial

COMITIVA DA COMUNICAÇÃO SOCIAL DAS COMUNIDADES

Programa Televisivo "Gente da Nossa" - Toronto, Ontário
Programa Radiofónico "Sons Lusitanos" - Vancouver, BC
Jornal Lusopresse - Montreal, Quebeque
O Portal Adiaspora.com - Toronto, Ontário

Texto e fotografias propriedade da Adiaspora.com

Voltar à página inicial